Licitação para o transporte em Joinville.

No início do ano que vem, deve aportar na Câmara de Vereadores um projeto criando uma empresa pública para gerenciar o transporte público de Joinville. A promessa é de Luiz Alberto de Souza, presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj).

Será a primeira vez na história que Joinville fará uma licitação no transporte público. A licitação está prevista para ocorrer no início do segundo semestre do ano que vem. A expectativa é que esse processo melhore os serviços prestados aos cerca de 130 mil usuários de ônibus por dia na cidade.

Segundo Souza, essa empresa será um órgão gestor que vai administrar não só os ônibus, mas tudo o que for relacionado ao transporte, como táxis, mototáxis, cargas e fiscalização de carregamentos tóxicos, por exemplo.

Hoje, essas atribuições são divididas entre Conurb, Seinfra (que fazem a parte de fiscalização do trânsito e do transporte), e Ippuj, que atua no planejamento.

– Se vai ser uma adaptação da Conurb ou se vai ser uma empresa nova, que é o nosso desejo, isso vai depender dos estudos sócio-econômicos e das discussões – explica Luiz Alberto.

Ele acredita que pelo porte de Joinville esse órgão gestor específico para o transporte já deveria existir. Como ainda não há, o Ippuj iniciou as conversas com o prefeito Carlito Merss para encaminhar o projeto ao Legislativo no início do ano que vem.

Ainda não foi definida a característica da empresa: se será de economia mista, autarquia, fundação ou uma secretaria, como há em alguns municípios. Isso vai depender de negociações políticas, segundo o presidente do Ippuj.

Como exemplo, Luiz Alberto citou a Urbanização de Curitiba S/A (URBS), uma empresa pública, criada em 1983, que tem a missão de planejar e gerenciar os serviços de transporte da cidade, visando a eficiência e qualidade dos serviços.

– A gestão do transporte deve ser pública. Disso, não tenho dúvida – destaca o presidente do Ippuj.

Joinville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas