Licitação para o Aeroporto Metropolitano pode ser lançada em 2015

Com um parecer favorável da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, o Aeroporto 20 de Setembro fica, a partir de agora, mais próximo de sair do papel. Foi o que confirmou hoje o secretário da Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues. O projeto é previsto para o município de Portão, na região Metropolitana da Capital. Na melhor das hipóteses, não havendo atrasos no andamento burocrático, a expectativa é de que a licitação para as obras seja publicada até na metade do ano que vem. “Não é assim do dia para a noite, é preciso ter responsabilidade, licença ambiental, estudo de viabilidade técnica e econômica, projeto básico, entre outras ações. Para tudo isso, são necessários dez meses e, nada dando errado, a licitação pode ser lançada no segundo semestre do ano que vem”, projetou.
A proposta é ocupar uma área rural de 2,1 mil hectares, a 50 quilômetros de Porto Alegre, que foi escolhida após a desistência de um terreno em Nova Santa Rita. O tráfego no local anterior oferecia risco às operações da base aérea de Canoas, conforme análise do Ministério da Aeronáutica.
Ainda assim, para o trâmite do projeto, é necessário apontamento de viabilidade técnica da Aeronáutica, o que é considerado o próximo passo. O pedido de resposta é encaminhado pelo próprio governo federal, e após esse processo, com aval positivo, pode começar a fase de contratação de estudos e projetos para o empreendimento.
O secretário da Infraestrutura não revelou de que maneira os recursos serão viabilizados para a obra, orçada de início em pelo menos R$ 4 bilhões. “A modelagem ainda não foi definida e uma possibilidade é a concessão para a iniciativa privada construir o aeroporto, mas tudo vai ser estudado. O certo é que temos uma projeção de esgotamento do Salgado Filho, para 2022, e estamos obtendo alternativas”, ressaltou Domingues.
A previsão é de que o Aeroporto 20 de Setembro sirva para o transporte de cargas e também para voos nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas