Licitação para construção de viaduto em Araguari pode ser retomada

Viaduto é reivindicação antiga para ligar o Bairro São Sebastião ao Centro. TCE-MG revogou decisão que impedia conclusão do processo licitatório.

Viaduto finalmente pode sair do papel (Foto: Reprodução/TV Integração)
Viaduto finalmente pode sair do papel
(Foto: Reprodução/TV Integração)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) revogou a decisão que impedia o município de Araguari de concluir o processo licitatório no início de dezembro para a construção de um viaduto para ligar o Bairro São Sebastião ao Centro. Com isso, a Procuradoria Geral do Município informou que empresa vencedora da licitação pode ser conhecida dentro de 30 dias.
O município publicou o edital de licitação para a construção do viaduto, mas ele foi suspenso em abril deste ano. “Houve uma denúncia de um cidadão alegando diversos pontos do edital, e isso foi ao crivo do TCE. A única coisa que o Tribunal pediu que fosse mudada do nosso edital foi o índice de endividamento das empresas. Nós tínhamos exigido o valor de 1,7 devido à complexidade da obra. O Tribunal determinou que isso fosse diminuído para 1,3″, disse o procurador geral do município, Leonardo Furtado Borelli, que explicou que esse índice demonstra a situação da empresa economicamente.
Esse foi o terceiro edital apresentado pela Prefeitura, os outros dois, encaminhados em 2013, apresentaram problemas. A obra foi anunciada em junho de 2013. Projeto tem pista para veículos, ciclovia e passagem para pedestres.
Agora, com a revogação da decisão pelo TCE-MG, a licitação pode ser finalizada em semanas. “Eu acredito que, no máximo dentro de 30 dias, nós saberemos quem é a empresa vencedora do certame, e o prefeito estará em condições de fazer uma solenidade de emissão da ordem de serviço. Araguari finalmente presenciará o início dessas obras”, afirmou Leonardo Furtado Borelli.
De acordo com o secretário de Planejamento, Nilton Eduardo Castilho, assim que as obras começarem, o prazo de conclusão é de 18 meses. O valor orçado é de R$ 8,2 milhões. “Esse dinheiro está previsto na arrecadação ao longo do ano de 2015. Nós estamos agora na fase final. Foi superada uma etapa inicial, de planejamento. Logo que se concluir o processo licitatório, o prefeito emitirá a ordem de serviço imediatamente”, afirmou.
Passarela faz ligação entre localidades (Foto: Reprodução/TV Integração)
Passarela faz ligação entre localidades
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Ligação entre bairros
O viaduto é uma reivindicação antiga dos moradores, os quais por enquanto vão ter de continuar usando a passarela, que tem o acesso difícil e a estrutura antiga apresenta problemas. Mas a principal reclamação é a falta de segurança.
Atualmente, a ligação entre o bairro e o Centro é feita por uma passarela, que tem o acesso difícil e a estrutura antiga. Segundo o soldador Osvaldo Antônio Rosa, a área oferece riscos aos moradores. “Tem que dar a volta de três quilômetros para não ser assaltado à noite. Estamos em um beco sem saída”, comentou.
A situação também é complicada para motoristas e motociclistas. Sem o viaduto, eles precisam percorrer uma maior distância para chegar ao Centro. “Dá uns dez quilômetros. Se tivesse o viaduto, seriam uns cinco quilômetros”, disse o porteiro Sebastião Rocha de Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas