Licitação do trem-bala não depende dos Correios, diz ANTT

SÃO PAULO – Em meio ao interesse da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) de ser sócio de um dos consórcios que disputarão a licitação do trem-bala, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, afirmou que a entrada da estatal seria “ótimo” para o projeto.

No entanto, ele negou que o sucesso da licitação estaria condicionado à entrada da empresa no projeto do trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. “Há uma mobilização forte de investidores em torno do projeto. Não há necessidade disso para viabilizar o sucesso do leilão”, comentou.

O diretor-geral da ANTT também reiterou que a agência – responsável por conduzir a licitação do trem-bala – não está estudando alterações no edital do certame, previsto para abril.

Para ele, o próprio Correios desistiria do negócio se fosse necessário alterar prazos e condições do documento. Na tarde de hoje, a ANTT, por meio de nota, garantiu que a participação dos Correios – se ocorrer – terá que se dar dentro das regras já estabelecidas no edital.

Figueiredo e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, estão combinando um encontro para discutir a viabilidade da participação da empresa no trem-bala já na próxima semana.

A reunião, contudo, não deverá ocorrer entre segunda e terça-feira, datas em que Pinheiro tem compromissos agendados, informou o diretor da ANTT.

Segundo ele, o projeto do trem-bala já inclui o transporte de carga postal, o que contempla o interesse dos Correios de também ser um usuário desse serviço. Isso, no entanto, não depende da participação da estatal na licitação, mas sim de uma negociação com o consórcio vencedor, assinalou.

(Eduardo Laguna | Valor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas