Licitação do transporte urbano só deve ser iniciada em março

O projeto de lei que regula a concessão para o transporte urbano em Maceió e que está na Câmara dos Vereadores deve retornar para o Poder Executivo até março deste ano, de acordo com o vereador Ricardo Barbosa.

O lançamento do edital para a licitação deveria ter acontecido até o final do ano passado, mas os parlamentares solicitaram audiências públicas para debater a questão com a sociedade.

Ele lembrou que a licitação do transporte será um fato inédito na capital e que a prefeitura demorou muito tempo para dar uma resposta a população sobre a questão, que envolve o monopólio de empresas como a São Francisco em bairros da periferia e ainda, outras que têm ônibus sucateados, que circulam com um grande intervalo de tempo nos horários e sempre lotados, além de não oferecerem acessibilidade para deficientes.

“O prefeito enviou a comunicação, mas não podíamos aprovar o projeto sem a opinião da população, que é quem mais sofre. Assim que a Câmara voltar a funcionar normalmente vai haver uma sessão especial para discutir o tipo de transporte que Maceió precisa. Conversei em novembro com a promotora Fernanda Moreira, responsável pela ação e ela concordou”,contou.

Barbosa afirmou que os vereadores devem fazer algumas emendas ao projeto, que ainda nem foi estudado e será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e depois para a Comissão de Assuntos Urbanos. Queremos que representantes da SMTT, MP, associações de moradores, Transpal e sindicato dos rodoviários participem desse processo”, destacou.

Ainda de acordo com o vereador, outros projetos que se tornaram lei municipal devem ser levados em consideração pelas empresas de ônibus que vão disputar a licitação.

“Deve existir acessibilidade para deficientes visuais, físicos e auditivos, tudo previsto em lei. A prefeitura não pode fazer a licitação por fazer, sem exigir isso das empresas e deixar que elas cobrem o preço que quiserem ou tenham uma frota insuficiente”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas