Licitação do Maracanã sai em 2012

Ricardo Rego Monteiro

O governo do Rio de Janeiro espera entregar o novo Maracanã para o futuro concessionário privado já em fevereiro de 2013, na inauguração das obras para a Copa do Mundo de 2014.

O secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, admite que, apesar de desonerar o orçamento estadual, a concessão ou outorga do estádio não reembolsará os R$ 860 milhões investidos pelo governo nas obras de remodelagem iniciadas no ano passado.

Para cumprir o cronograma de privatização, o secretário confirma a intenção de promover a licitação do complexo esportivo já no próximo ano.

“Esse investimento (na remodelagem do estádio) não se paga”, diz Fichtner, quando também lembrou do custo administrativo da gestão do Maracanã. “Ainda estamos trabalhando na modelagem da licitação, que deverá definir os detalhes de como será feito.”

Mesmo sem edital pronto, a privatização do Maracanã já começa a mobilizar o setor empresarial, que deu início neste ano às primeiras conversas para formação de consórcios.

Na edição de ontem do Brasil Econômico, o bilionário Eike Batista, controlador do grupo EBX – e oitavo homem mais rico do mundo -, admitiu interesse em participar da gestão do estádio Mário Filho, nome oficial do Maracanã.

O empresário revelou que participaria da empreitada por meio da IMX, nova empresa criada no fim do ano passado parte do grupo EBX, a partir de uma sociedade com a americana IMG Worldwide, especializada na gestão de arenas esportivas.

Fichtner evitou comentar a disposição de Eike, mas admitiu já ter sido procurado por grandes grupos interessados no negócio. Enquanto a concessão prevê a transferência da gestão do equipamento e da responsabilidade jurídica por decisões tomadas pelos gestores, a outorga envolve o compartilhamento de tais responsabilidades pelo estado.

Nos dois casos,confirma o secretário, o estado receberá recursos pela privatização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas