Florianópolis (12/3/2010) – O governador em exercício Leonel Pavan determinou, nesta sexta-feira (12), a abertura de processo licitatório para contratação imediata de uma empresa de anestesiologia, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo é garantir que as cirurgias eletivas (agendadas previamente por não serem procedimentos de urgência) sejam realizadas nos hospitais da Grande Florianópolis. Em função do número reduzido de médicos anestesiologistas no quadro da SES, algumas unidades acabam realizando somente as cirurgias de emergência.
Como medida emergencial, quatro anestesiologistas que integram o quadro médico do Hospital Florianópolis passarão a atuar no Hospital Regional de São José, a partir da segunda-feira (15), por determinação do governador em exercício. Na semana seguinte, serão transferidos outros quatro profissionais, permitindo que as cirurgias eletivas voltem a ser realizadas.
Houve baixa procura nos últimos concursos públicos e processos seletivos para anestesiologistas realizados pela SES. Nos concursos públicos de 2002 e 2006, houve 57 inscritos para a área, sendo que apenas 35 começaram a trabalhar nos hospitais da região. Desde 2008, foram abertos 14 processos seletivos simplificados para contratação em caráter temporário. Durante esse período, 23 profissionais demonstraram interesse, mas somente 15 assumiram o cargo, o que representa menos de dois médicos para cada processo. Na última seleção, apenas um anestesiologista se apresentou.
“Essa medida é temporária diante da gravidade da situação, até que seja autorizado novo concurso público, em abril deste ano. Desde o ano passado estamos preocupados com esta situação e a idéia é promover uma mobilização para acabar as filas de espera para cirurgias. Até o Ministério Público será acionado para acompanhar e colaborar com a situação, se for o caso“, disse Leonel Pavan. Para garantir que todas as vagas do próximo concurso sejam ocupadas, o Governo do Estado fará uma ampla divulgação nas capitais do Sul e Sudeste.
Informações adicionais: Jornalista Ana Lavratti, telefones (48) 3221-2071 e 8843-8810, e-mail imprensa@saude.sc.gov.br
Secretaria de Estado da Saúde