Leilão de energia elétrica para o interior está previsto para fevereiro

O leilão terá seis lotes para atender os mercados da Eletrobras dispostos em 55 localidades com potência instalada de 290,96 megawatts MW

Leilão de energia elétrica para o interior está previsto para fevereiro
A sessão pública do leilão está prevista para 24 de fevereiro de 2017.
Foto: Divulgação

Manaus – A segunda etapa do leilão nº2/2016 para contratação de energia elétrica em 55 sistemas isolados da Eletrobras Distribuição Amazonas será realizado no dia 24 de fevereiro de 2017, em Manaus. Os Contratos de Comercialização de Energia nos Sistemas Isolados (CCESI) do certame poderão alcançar o valor global máximo de R$ 11,5 bilhões, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira.

O leilão possuirá seis lotes para atender os mercados da Eletrobras Distribuição Amazonas dispostos em 55 localidades com potência instalada de 290,96 megawatts (MW) e energia anual requerida de 1,122 milhão megawatt-hora (MWh).

Um dos lotes é o A1, destinado à geração de energia, em Coari. Segundo o projeto de referência publicado no site da agência, o lote A1 propõe atender Coari por meio de usinas termelétricas Bi-combustível (Gás Natural e Diesel).

O mercado a ser atendido ao longo do contrato considera o quinto ano de operação, em 2022, que prevê uma demanda de 24.445 kW e energia de 132.170 MWh. O preço de referência máximo é de R$ 487 por MWh.

O prazo do contrato tem duração de 12 anos e 11 meses, a partir de 1º de janeiro de 2018. O Produtor Independente de Energia (PIE), a ser contratado, será responsável pela implantação, operação e manutenção da usina, prevista para operar com máquinas bicombustíveis. O prazo contratual previsto no projeto tem por base o contrato de suprimento de gás natural existente entre a Eletrobras Distribuição Amazonas e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), que tem vigência até 30 de novembro de 2030.

O sistema isolado de Coari seria leiloado em junho, junto a outros dois lotes, mas foi retirado da pauta para adequações no projeto de referência, junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Os demais lotes preveem o fornecimento de energia a 54 mercados isolados da Eletrobras Distribuição Amazonas, distribuídos entre Médio Amazonas/Negro, Médio Solimões/Purus, Madeira, São Gabriel da Cachoeira e Autazes.

Os PIEs serão responsáveis pela produção de energia elétrica durante 15 anos de contrato nas localidades contempladas nos lotes 01, 02, 03, 04 e 05. No caso dos sublotes 01-A e 03-A, o projeto de referência prevê o atendimento por 5 anos, prorrogáveis por até igual período, considerando o início da operação comercial previsto para janeiro de 2018. A potência total instalada inicial, prevista para 2022, o quinto ano de operação, é 260.175 kW.

A sessão pública do leilão está prevista para 24 de fevereiro de 2017, em Manaus, segundo calendário da Aneel. A data prevista para publicação da homologação do resultado do leilão é 19 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas