A obra da linha dupla será ao longo das Avenidas Boqueirão e 17 de Abril, incluindo a execução das fundações, montagem da estrutura e acabamento
Foi publicado nesta quarta-feira (4), o edital nº 118/2016 de concorrência pública internacional, para contratação da empresa que vai executar a construção da via elevada da linha 1 do aeromóvel. O trajeto de quase 5 quilômetros ligará os bairros Mathias Velho e Guajuviras. Os envelopes com propostas serão recebidos até as 10 horas de 14 de junho, na Sala de Licitações da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. O critério de julgamento será pelo menor preço global.
A obra consiste na construção da linha dupla do Sistema Aeromóvel, ao longo das Avenidas Boqueirão e 17 de Abril, incluindo a execução das fundações (estacas e blocos), fabricação dos pilares e transversinas (braço de apoio das vigas), vigas, montagem da estrutura e acabamento. “O vencedor saberá, exatamente, o que fazer, pois já realizamos a sondagem do solo para todos os pilares e estudos detalhados da topografia e do fluxo de trânsito na área”, afirma o coordenador executivo do Comitê Gestor de Implantação do Aeromóvel de Canoas, Marcos Bosio. Ele cita, como exemplo, a descoberta de uma adutora de água da Corsan no canteiro central da Boqueirão durante os trabalhos de sondagem.
Desafio

Bosio diz que a publicação do edital foi um desafio, pois não há referências prévias em sistema de transporte no Brasil. “Isso exigiu planejamento, prospecção e detalhamento e foi um grande desafio para as equipes da Prefeitura, da Aeromovel Brasil S.A. e da Caixa Econômica Federal. Também houve discussões importantes com a AES Sul, Corsan, Transpetro, Sulgás e DNIT, que demonstraram comprometimento em construir as soluções necessárias”, acrescenta.