Lançada licitação da reforma da Avenida Rio Branco

Em de trinta dias a prefeitura espera divulgar a empresa responsável pela obra, ainda sem previsão para começar

 
Larissa Rodrigues – Diario de Pernambuco
Publicação: 17/03/2015 09:00 Atualização: 16/03/2015 18:00

Alameda deveria ter sido entregue em dezembro de 2014, mas continua sem previsão para começar as obras.
Alameda deveria ter sido entregue em dezembro de 2014, mas continua sem previsão para começar as obras.

De hoje a um mês a população recifense deverá conhecer a empresa que irá transformar a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, em uma Alameda para pedestres e veículos não motorizados, como bicicletas. A prefeitura lançou o edital de licitação no Diário Oficial do Município de ontem. O texto apresenta o dia 17 de abril como data para divulgar a firma que vai tocar a obra.
O projeto é orçado em R$ 7,9 milhões e será executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que informou não haver previsão para o início dos trabalhos. Consequentemente também não se sabe quando a alameda será entregue à sociedade. A via está fechada para veículos há pouco mais de um ano. O Passeio Rio Branco, como foi denominada a transformação, integra o “Recife, cidade das pessoas”, conjunto de ações municipais que visa devolver espaços urbanos à população.
A obra deveria ter sido concluída em dezembro passado, conforme anunciado em fevereiro de 2014 pela gestão. Mas atrasou por causa da “reprogramação orçamentária realizada em 2014 pela prefeitura”. A justificativa é da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, à frente da ideia. O projeto prevê, entre outras intervenções, o nivelamento do piso à altura das calçadas, instalação de iluminação do tipo LED, embutimento da fiação elétrica e restauração das calçadas. A iniciativa também vai instalar quiosques padronizados, nova arborização e a implantar uma passagem nivelada na Avenida Alfredo Lisboa, facilitando o acesso entre a Rio Branco e o Marco Zero.
Expectativa – Quem usa a via todos os dias continua aguardando a concretização dos planos. É o caso de Rilson Rocha, 47, que administra uma banca de revistas da família instalada no local há mais de 50 anos. “Para que o bairro está se propondo a ser, tem que haver um espaço de lazer como esse mesmo, porque o Marco Zero não apresenta muita coisa. Sei que existem alamedas em outras cidades, não entendo o porquê de ser tão complicado trazer para a nossa”, opinou. Segundo ele, as vendas na banca caíram com o fechamento da avenida para carros. “É que aqui virou uma casa sem móveis. Mas quando o projeto ficar pronto haverá novamente atrativos”, acredita. Camila Andrade, 26, trabalha em um hostel próximo a rua. Ela reclama das calçadas e da iluminação à noite. “Essa demora prejudica o turismo. À noite aqui fica escuro e meio largado”, destacou.
Rilson Rocha, 47 anos, administra uma banca de revistas da família na Avenida Rio Branco. "Existem alamedas em outras cidades. Não entendo o porquê de ser tão complicado trazer para a nossa."
Rilson Rocha, 47 anos, administra uma banca de revistas da família na Avenida Rio Branco. “Existem alamedas em outras cidades. Não entendo o porquê de ser tão complicado trazer para a nossa.”

Confira os dados relacionados à Avenida Rio Branco:
-17 de abril é a data apresentada no edital de licitação para divulgar a empresa que fará a obra
-R$ 7,9 milhões é o valor do orçamento do projeto
-Um ano e um mês é o tempo que a avenida está fechada para carros
-3,9 milhões de pessoas é o fluxo global de visitantes (entre turistas e excursionistas) no Recife, segundo a Empetur, em 2014
-300 metros de extensão e 20 de largura são as medidas da Rio Branco
-Instalação de postes, quiosques padronizados e restauração de calçadas é o que prevê o projeto
-A Avenida Rio Branco também deverá ganhar bancos públicos, nova arborização e embutimento da fiação elétrica e estrutura para o comércio
Fontes:

Diário Oficial do Recife
Prefeitura do Recife
Empetur
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas