Lajeado quer reformar calçadas de passeio com novo padrão arquitetônico

A principal via do centro de Lajeado, a Rua Júlio de Castilhos, será a primeira da cidade a receber calçadas de passeio com novo padrão arquitetônico, obedecendo às novas regras relativas à acessibilidade e mobilidade urbana (NBR 9050/2004). O projeto foi elaborado pela prefeitura e será encaminhado nos próximos dias para aprovação na Câmara de Vereadores.

“Basicamente, o projeto prevê a garantia de segurança aos pedestres priorizando a mobilidade, a segurança e a acessibilidade, além de embelezar as vias públicas”, afirma o arquiteto e secretário do Planejamento (Seplan), João Alberto Fluck, acrescentando que este tipo de calçada já é uma medida que vem sendo adotada em outras importantes cidades.

Uma vez aprovado pelo Legislativo, a licitação relativa ao início das obras deve ficar pronta em setembro, estima o secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), Mozart Lopes. Segundo ele, serão feitas reuniões com os proprietários dos imóveis para acertar detalhes do início das obras. O provável é que iniciem em outubro e sejam concluídas em 2011.

Fazer e manter as calçadas no município é de competência e responsabilidade do proprietário de cada imóvel, conforme prevê a lei municipal, ficando a Seplan comprometida em disponibilizar e esclarecer as orientações do Código de Edificações à população para que todas as calçadas sejam construídas conforme a nova normatização. “Inclusive nossa proposta prevê elaborar uma cartilha com todas as orientações necessárias, a fim de manter todos informados sobre os procedimentos da construção, materiais recomendados e manutenção de suas calçadas de passeio”, diz o secretário.

Júlio de Castilhos

Fluck informa que, por livre iniciativa e com autorização da Seplan, um novo empreendimento que está se instalando na Rua Júlio de Castilhos já iniciou a construção das calçadas de passeio em frente às suas instalações com base nas novas regras.

De acordo com Fluck, pelo projeto, as novas calçadas na Júlio de Castilhos serão construídas desde a Rua Marechal Deodoro até o Posto Faleiro e terão sinalização especial em trechos específicos, como a colocação de piso tátil, que consiste em policapa de cimento com textura diferenciada, que serve especialmente para guia aos portadores de deficiência visual (sendo um com textura alongada direcional que indica aonde seguir em frente e outra com pequenas bolas em relevo que alerta para a proximidade de qualquer tipo de obstáculo, como postes, plantas, lixeiras, caixas de correio, telefone público, entre outros).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas