Justiça determina prisão de prefeito de Maragogi, Marcos Madeira

Prefeito é acusado de desviar R$ 250 mi dos cofres públicos.
Decisão será publicada amanhã no Diário de Justiça Eletrônico.

Natália Souza Do G1 AL

Prefeito de Maragogi, Marcos Madeira
(Foto: Ascom/Divulgação )

O prefeito de Maragogi, Marcos Madeira (PTB), teve sua prisão preventiva decretada agora há pouco, pelo desembargador Otávio Praxedes, do Tribunal de Justiça de Alagoas. Na última semana, o Ministério Público do Estado solicitou ao TJ a prisão do prefeito, que é suspeito de desviar mais de R$ 2,5 milhões dos cofres públicos.
Além do prefeito, também foram decretadas as prisões da auxiliar de contabilidade, Marileide Lima, Rosineide J. De Oliveira, ocupante de tesoureiro – em 2010 e 2011, o tesoureiro – a partir de 2009, Maurício Henrique Santos Silva, e o integrante da comissão permanente de licitação, Marcondes Antônio Dias Viana, pela prática de dispensa ilegal de licitação, falsidade ideológica, usos de documentos falsos, formação de quadrilha e peculato furto.
Segundo o TJ, o desembargador, em decisão monocrática, acatou o pedido do MP, que havia constatado em investigação, o desvio de verba pública para um esquema criminoso que efetuava o pagamento de obras não realizadas.
De acordo com a Justiça, o chefe do Executivo Municipal é acusado de dispensa ilegal de licitação, por 42 vezes, apropriação de bens ou renda públicos ou desvio em proveito próprio, por 114 vezes, falsidade ideológica, por 169 vezes, uso de documentos falsos, por 57 vezes, e formação de quadrilha.
A ação penal foi baseada na operação desencadeada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e autorizada pelo procurador-geral de Justiça, no dia 14 de novembro, em que vários documentos e equipamentos da prefeitura foram apreendidos.
A decisão do TJ será publicada amanhã (19), no Diário de Justiça Eletrônico. O prefeito de Maragogi pode ser preso a qualquer momento.
A assessoria de imprensa de Marcos Madeira informou que o prefeito está em reunião com advogados, mas não vai se pronunciar no momento.

Especialista ConLicitação

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas