João Alves diz que Kassab dá exemplo de pragmatismo.

Na tarde desta quinta-feira, 12, o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, acompanhado do seu vice José Carlos Machado e de secretários recebeu, no Centro Administrativo Aloísio Campos, a visita oficial do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab e sua equipe técnica.
Ao lado de secretários de diversas pastas, o ministro veio à Aracaju para acompanhar de perto todos os investimentos feitos pelo ministério e o cumprimento de cada um deles. Além disso, a visita teve o objetivo de conhecer às necessidades do Município de Aracaju.
Durante a reunião Kassab recebeu projetos da Prefeitura de Aracaju, encaminhadas pelo Prefeito João Alves Filho. Atualmente 12 projetos tramitam no Ministério das Cidades em benefício ao município de Aracaju.
O Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, entende que o ministro Kassab está dando um exemplo de pragmatismo e de eficiência. Ele está mostrando a sua experiência extraordinária de administrar um dos maiores municípios do mundo e o maior na América Latina. Ele acumulou uma experiência extraordinária, onde pude acompanhar de perto, pois são amigos e colegas de profissão.
Sempre tivemos bom relacionamento quando foi prefeito de São Paulo, onde pude testemunhar a eficiência com que ele administrou São Paulo e agora ele dá esse exemplo maravilhoso visitando os municípios pelo Brasil. Se outros ministros seguissem esse raciocínio seria muito bom, de vir ao encontro dos problemas, das necessidades de cada município. É elogiável a decisão de deixar os gabinetes de Brasília e viajar com a equipe técnica para discutir as realidades enfrentadas das cidades. Ele vem porque a população não mora somente em Brasília, então é preciso ir aos municípios para, realmente conhecer os problemas deste país, reforça.
Eu digo isso com muita tranquilidade, porque, praticamente, tive a mesma condição, quando fui ministro de interior e na prática era ministro de 5.000 municípios. Por isso passava maior parte do meu tempo viajando e indo ao interior do país. Essa que é forma de se administrar. Então fico muito feliz com a presença do Kassab, que agora se criou um laço ainda maior entre a nossa equipe e a equipe dele em áreas afins e isso facilita muito o diálogo. Apresentamos alguns pleitos ao ministro, algumas dificuldades que estamos enfrentando em Brasília e acredito que ele terá a maior boa vontade para que nós possamos avançar para resolver os interesses dos aracajuanos, .
O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, diz que ele, juntamente, com a sua equipe estão correndo todo o Brasil e isso é importante para que possam avaliar no local os projetos que estão desenvolvidos e as obras que estão sendo executadas. Com isso ganha agilidade a nossa gestão, ganha eficiência a relação entre as prefeituras e o governo federal, e ganha principalmente o cidadão, que tem nos recursos públicos a saída para melhorar a sua qualidade de vida e essa qualidade de vida com os nossos programas, na área da habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, habitação social, ela pode ser muito melhorada, ressalta.
Agora estamos em uma fase de continuidade com relação aos projetos, com os seus aperfeiçoamentos apresentados, mas iniciando uma fase de novos projetos. O prefeito João Alves, aqui de Aracaju, apresentou alguns projetos, que foram recebidos por nós, que serão encaminhados e, possivelmente, aprovados. O prefeito sabe o que é melhor para a sua cidade. Com isso vamos cumprir o nosso papel, que é ser a porta de entrada dos municípios no governo federal, com um ministério voltado para atender os municípios com modelo de parcerias, garantiu Kassab.
Para o vice-prefeito José Carlos Machado, o Ministério das Cidades é uma pasta importante, porque trata da habitação, da mobilidade urbana, transporte coletivo.” Acredito que tenha sido uma reunião promissora, onde o ministro e seus secretários puderam falar e se colocaram à disposição da prefeitura para vir à Aracaju mais vezes e encaminhar, junto com a prefeitura, soluções para grandes problemas que afetam a população de Aracaju, afirma.
O secretário Municipal de Comunicação, Carlos Batalha acompanhou todos os momentos da visita do Ministro das Cidades e lembra que além de ter um relacionamento administrativo entre o poder público federal, com o ministro Gilberto Kassab, e o poder público de Aracaju, através do Prefeito João Alves Filho, coincidentemente, eles foram colegas de partido. No início o Kassab foi candidato pelo partido Democratas, inclusive foi prefeito de São Paulo por esse partido, e a partir daí fortaleceu-se um relacionamento entre eles, relembra.
Defesa Social e Cidadania – Foi apresentado ao ministro, uma vez que o ministério também trata da mobilidade urbana, todos os projetos que estão sendo realizados pela SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito). Especialmente a questão do trânsito e também todo o trabalho realizado pela coordenação,com a educação de trânsito da SMTT.
A secretária Municipal de Defesa social e cidadania, Georlize Teles, Também tratou da questão de rotatividade no centro da cidade, mostrando a importância disso, a semaforização, fiscalização eletrônica. Na parte do transporte, mostramos ao ministro todo o esforço que a Prefeitura de Aracaju tem demandado para fazer com que consiga executar a licitação, que é tão importante para a nossa capital. O ministro e assessores ficaram muito satisfeitos e acreditam que Aracaju está no caminho certo, declara.
Secretaria do Meio Ambiente – O Ministério das Cidades têm direcionado grandes investimentos nas cidades brasileiras e essa ação do ministro em discutir e verificar as pendências e as oportunidades é muito importante. O Ministério das Cidades, através da Caixa econômica federal, têm financiado o plano integrado de saneamento de Aracaju, que está em execução.
Segundo o Secretário do Meio ambiente, Eduardo Matos, existem projetos importantes em andamento e em fase de conclusão. Já terminamos o produto 1 e estamos no produto 2, com previsão de entrega para o mês de outubro. Essa produtos são investimentos oriundos do ministério das cidades, então é um momento importante, onde acontece a integração entre a equipes para que possamos em 2015- 2016 realizar outros investimentos para a cidade, afirma.
Secretaria de Ação Social – Foi apresentada as mais de 100 mil pessoas inscritas para ter uma moradia digna e receber a tão sonhada casa própria, então a secretária Selma Mesquita fez um apelo ao ministro de forma que atenda essas famílias.
Também foi discutida a expectativa iniciar uma obra de 4.500 unidades habitacionais, próximo ao conjunto 17 de março, obra da administração anterior, onde a população invadiu a área, que era da União.
Ministério das Cidades – Criado em 2003, com a transformação da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República, o Ministério das Cidades tem, entre suas atribuições, a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento urbano, de habitação, de transporte urbano e de trânsito.
O ministério também trata da promoção de ações nas áreas de urbanização e de saneamento básico e ambiental. A pasta é ainda encarregada de políticas de subsídio à habitação popular, ao saneamento básico e ao transporte urbano.
Na lei de criação, alguns órgãos e atribuições foram transferidos de outros ministérios para a pasta das Cidades. Foi o caso do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito, que pertenciam ao Ministério da Justiça e de atribuições do Ministério dos Transportes e da Justiça relativas ao trânsito, que passaram para o Ministério das Cidades.
A pasta é responsável pelo Minha Casa, Minha Vida, um dos mais importantes programas federais. Em Aracaju, o investimento do programa foi de R$ 1 bilhão.
Presenças – O Ministro Gilberto Kassab veio acompanhado do Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes; do Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira; do Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Habitação, Tarcísio Cunha; do Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luiz Ramos; do Chefe de Gabinete do Ministério, Arley Ayres e dos assessores Alfonso Orlandi Neto (Assessor da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental) e Flávio Mello (Assessor de Comunicação).
Participaram da reunião parte da equipe da administração municipal, a secretária Municipal de Governo, Marlene Calumby, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, a secretária Municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, o secretário Municipal de Comunicação, Carlos Batalha, o Secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e gestão, Igor Albuquerque, o secretário Municipal de Indústria comércio e Turismo, Walker Carvalho,o Secretário da Fazenda, Luciano Paz, a secretária de Ação Social, Selma Mesquita, o procurador do Município, Carlos Pina Junior, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe e a superintendente da Emurb, Socorro Cacho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas