Investimento será de cerca de R$78 milhões. Parceria é a primeira da área no País
Embu está no rumo do desenvolvimento sustentável. Foi implantada recentemente a Parceria Público-Privada (PPP) para a prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (lixo). A cidade é a primeira do Brasil a adotar uma PPP desse tipo, que já está sendo vista como referência no país. Em fevereiro, o prefeito de Uberada (MG) foi recebido por Chico Brito para tratar do assunto.
A empresa parceira é a Ambiental Embu, que fará a coleta e o transporte do lixo domiciliar e de materiais recicláveis, obras de recuperação e encerramento do atual aterro sanitário, estruturação de uma nova área para destinar o lixo da cidade nos próximos 30 anos e de um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), entre outros serviços.
É a primeira PPP realizada na cidade, que ainda tem muitos desafios no tratamento do lixo, entre eles reciclar pelo menos 15% do total de resíduos gerados em Embu, pois atualmente só 3% são recuperados, encerrar o atual aterro, limitado a mais dois anos de utilidade, e monitorá-lo (passivo ambiental).