Iluminação na Ponte de Laguna, no Sul de SC, ainda depende de licitação

DNIT precisa lançar concorrência pública a fim de garantir que obra ficará pronta em 2015

Mônica Foltran
Com 90% das obras concluídas, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, mostra sinais da evolução. Enquanto as etapas estruturais estão adiantadas, a iluminação ainda será licitada. Como esse sistema não consta no contrato com o consórcio responsável pela obra, o DNIT prevê a ponte fique pronta e iluminada até maio de 2015, prazo final para o trabalho.
O serviço de instalação da iluminação será licitado no próximo mês. Já o fornecimento de energia elétrica está sendo debatido: se ocorrerá com utilização da rede pública de Laguna ou por meio de sistema de geração independente.
Segundo o engenheiro Maury Maiconi Morales, da Construbase, empresa do Consórcio Ponte de Laguna, em 15 dias devem ficar prontos os dois mastros que dão suporte para os 52 estais (cabos de aços) do vão central. Já a colocação dos estais, que compõem o trecho estaiado, devem ficar prontos ainda em dezembro deste ano.
— O mais complicado é o estaiamento. A cada parte colocada, é analisado como a estrutura reage antes de seguir o trabalho — explica. O supervisor do DNIT na região, Avanir de Sá, estima que a parte asfáltica deve ser iniciada já no próximo mês.
Nesta segunda-feira, representantes da Frente Parlamentar Catarinense realizaram uma vistoria nas obras da Ponte em Laguna e do túnel do Formigão em Tubarão.
Presidente da entidade, o deputado federal Ronaldo Benedet deve encaminhar na próxima semana um relatório completo da avaliação ao Ministro dos Transportes e a direção geral do DNIT. A Frente Parlamentar vem realizando vistorias nas obras da BR-101 desde 2011.
— Sobre as obras da ponte em Laguna, a parte de iluminação não está no contrato e vamos cobrar do DNIT. Em Tubarão, a saída com a parte sul não tem encaixe com a BR-101 — salientou.
Também estão adiantadas as obras no túnel do Morro do Formigão, em Tubarão. Mas o conjunto de obras que dará fluxo ao trecho sul da BR-101 deve ficar concluído só no fim de 2015. Enquanto isso, o DNIT avalia a possiblidade de liberar parcialmente o fluxo no túnel até o fim do ano.

Foto: Charles Guerra/Agência RBS
Foto: Charles Guerra/Agência RBS

O prazo de conclusão das obras no túnel é até março de 2015, com toda a infraestrutura de monitoramento da central já instalada. A ligação da pavimentação com a BR-101 depende de licitação para obras complementares.
Segundo o DNIT, o processo está agendado para a primeira quinzena de novembro e engloba obras como duplicação de trechos, passarelas, alargamento de pontes, vias laterais e passagem inferior. A previsão para a pavimentação que unirá o túnel à BR é até o fim do ano.

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