Serão investidos R$ 3,6 milhões em três edificações centenárias, no Norte e na região Central de MG

Cerca de R$ 3,6 milhões serão investidos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) na recuperação de três igrejas centenárias, duas delas no Norte e uma na região Central do Estado. As licitações serão abertas entre o fim deste mês e o início de julho. Na melhor perspectiva, as obras se iniciam em até três meses.
No Norte de Minas, serão recuperadas a igreja Nossa Senhora do Rosário (1688), em Brejo do Amparo, distrito de Januária, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (1726), em Matias Cardoso. Já em Jequitibá, na região Central, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento (1818) será reformada.
De acordo com a presidente do Iepha-MG, Michele Abreu Arroyo, as edificações de Januária e Matias Cardoso são, provavelmente, as igrejas mais antigas de Minas. “Elas remetem ao período da ocupação do território mineiro a partir da Bahia. No caso da igreja Nossa Senhora do Rosário, ela está fechada há dez anos, e parte do telhado caiu. O projeto integral de restauração arquitetônica e estrutural é importante para a comunidade voltar a usá-la”, explica.