Hospital de clínicas terá aporte de R$ 102 mi em São Bernardo.

SÃO BERNARDO DO CAMPO – Luiz Marinho, prefeito da cidade de São Bernardo do Campo, importante polo industrial e de serviços do no ABC Paulista, assinou a ordem de serviço para o processo de licitação do Hospital de Clínicas de São Bernardo. A obra deverá custar aproximadamente R$ 102 milhões, 80% dos quais virão do governo federal, enquanto o município entrará com contrapartida de 20%.

O começo da construção está previsto para agosto deste ano, a inauguração deverá ocorrer em 2012. O hospital terá tecnologia de ponta, que atenderá casos de alta complexidade e permitirá resolver o déficit de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade. “A precariedade na saúde era o principal problema apontado pela população. Ao assumirmos o governo, tomamos sobre nós o compromisso de melhorar as condições do setor”, disse o prefeito da cidade. Com 11 andares, 180 leitos de internação e 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais 20 são pediátricos e 40 para adulto, o empreendimento quer suprir a necessidade de leitos dessa complexidade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS); com isso o Hospital Municipal Universitário (HMU) será responsável pela saúde materno-infantil, e o Hospital Anchieta assumirá o tratamento oncológico e clínicas cirúrgicas.

Já o Pronto-Socorro Central será transformado em Hospital de Urgência e Emergência. “Por meio dessa reorganização poderemos atender com mais qualidade e segurança, constituindo o fluxo de pacientes”, contou o secretário de Saúde, Arthur Chioro.

De grande porte, o hospital terá capacidade para atender 7 mil pessoas por mês, oferecendo prestação de serviços em especialidades cirúrgicas, diagnóstico por imagem, hemodiálise, medicina nuclear, especialidades clínicas e pediátricas. Da mesma forma, no local deverá ser possível realizar captação de transplante de órgãos e cirurgias ortopédicas eletivas de grande porte.

Prêmio

O Município de São Bernardo do Campo recebeu o Prêmio David Capistrano de Experiências Exitosas dos Municípios, por trabalho de atenção contra câncer bucal, desenvolvido pela Secretaria de Saúde da cidade. A Rede Integrada de Atenção ao Câncer Bucal concorreu com 440 projetos de várias cidades do estado. Os 10 melhores trabalhos receberam menção honrosa.

A premiação aconteceu no XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Consems), em Campinas. Outras cinco iniciativas do município na área da Saúde receberam prêmios.

Para o secretário de Saúde, o município se distinguiu no Consems pelo número e pela qualidade dos trabalhos apresentados. “O prêmio mostrou que estamos no caminho certo na busca por uma rede de saúde que contemple os princípios da universalidade, integralidade, equidade, controle e participação social preconizados pelo Sistema Único de Saúde [SUS]”, contou.

Medicina

No ano de 2009, a cidade implantou diversas ações para o serviço de estomatologia, ramo da medicina que trata das doenças da boca e dos dentes, além de serviços de prevenção, tratamento reabilitação de pacientes com câncer bucal. As ações ocasionaram um crescimento de 615% no número de idosos examinados e permitiram a realização de várias campanhas de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas