Hélio Zanatta é denunciado por fraude e superfaturamento em licitação de saúde

O ex-prefeito de Charqueada e pré-candidato a prefeito de São Pedro Hélio Zanatta, foi denunciado por fraude em licitação e compra superfaturada de equipamentos para a saúde, a denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal.
Segundo o procurador Fausto Kozo Matsumoto Kosako, três empresas vencedoras de licitações em Charqueada quando Hélio Zanatta era prefeito, eram administradas por um único grupo de pessoas, que fizeram uso de “laranjas” para simular a competição no processo licitatório. Ainda segundo o Dr. Kozo, dos seis produtos comprados com verba federal, cinco tiveram valores superfaturados, como por exemplo um desfibrilador comprado por mais de 82% do valor de mercado, outros equipamentos adquiridos, segundo o apontamento do Ministério Público Federal, tinham uma qualidade muito inferior ao previsto no edital.
O esquema
O esquema de fraude em licitação da saúde envolvia mais 3 funcionários do ex-prefeito Hélio Zanatta que elaboraram um documento ideologicamente falso no qual confirmavam a correta aplicação dos recursos públicos, possibilitando a aprovação da prestação de contas, segundo a denúncia do Ministério Público Federal.
O procurador que efetuou a denúncia pede ao juiz e a polícia federal que os denunciados sofram as penalidades previstas no artigo 90 “Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação” com pena de detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos mais multa, e também no artigo 96 inciso III “Fraudar, em prejuízo da Fazenda Pública, licitação instaurada para aquisição ou venda de bens ou mercadorias, ou contrato dela decorrente, – entregando uma mercadoria por outra” com pena de detenção, de 3 (três) a 6 (seis) anos mais multa.
O ex-secretário de saúde de Charqueada, na época Jordano Zanoni, também foi denunciado pelo Ministério Público Federal.
O caso repercutiu no jornalismo regional e foi destaque no jornal da EPTV e no seu site EPTV.com, onde muitas pessoas indignadas postaram seus comentários.
Política
O charqueadense Hélio Zanatta foi por várias vezes prefeito de sua cidade natal e muito recentemente migrou para São Pedro assinando ficha com o partido PPS, onde assumiu sua pré-candidatura a prefeito de São Pedro, contando com o apoio público do Deputado Roberto Morais.
A reportagem da Folha de São Pedro tentou entrar em contato com Hélio Zanatta, mas não foi atendida. A Folha de São Pedro também tentou falar com o Deputado Roberto Morais para saber sua posição quanto a denúncia de fraude na saúde feita pelo Ministério Público ao integrante do seu partido e que tem o seu apoio, mas também não tivemos êxito.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas