Segundo presidente da Telefônica, entre as frequências a ser licitadas estariam a de 450 Mhz e 3,5 GHz
Gerusa Marques e Renato Andrade, da Agência Estado
BRASÍLIA – O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, disse nesta sexta-feira, 7, que o governo sinalizou que fará neste ano a licitação para a venda de licenças de telefonia celular e conexão em banda larga. Ele participou de reunião com a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e outros presidentes de operadoras de telefonia, quando foi apresentado aos executivos o Plano Nacional de Banda Larga.
Entre as frequências que serão licitadas neste ano, estariam as de 450 megahertz (MHz) e a de 3,5 gigahertz (GHz). Valente disse ainda que há uma possibilidade de os valores mínimos dessas licenças serem ajustados a eventuais crescimentos de cobertura das áreas que serão atendidas pelo serviço.
Segundo Valente, a frequência de 2,5 GHz, que é disputada entre empresas de telefonia e operadoras de TV por assinatura, não está nas previsões de licitação em 2010. Valente disse ainda que a entrada de uma nova rede no mercado, como as fibras óticas que serão usadas pela Telebrás para transporte de dados, poderá atrair interesse de várias empresas, inclusive da Telefônica, fora do estado de São Paulo.
“A disponibilidade de capacidade em um momento em que o tráfego de dados está crescendo é muito interessante. E toda a infraestrutura que existir no País, na minha opinião, tem que ser colocada à disposição da sociedade”, afirmou.