Governo quer antecipar oferta de 4G no Rio para 2012

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que o governo pretende executar um projeto-piloto para iniciar, de forma atecipada, a operação da quarta geração da telefonia celular (4G) no país em 2012.

O objetivo, segundo ele, é garantir mais uma alternativa de acesso à internet “ultrarrápida” aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá em junho do próximo ano no Rio de Janeiro.

Além de acesso pela rede móvel, os participantes do evento internacional poderão contar com a conexão fixa, com velocidades entre 50 Megabits por segundo (Mbps) e 100 Mbps. Bernardo afirmou que a proposta deve ser estendida, em seguida, às cinco cidades que receberão a Copa das Confederações em 2013.

“Elas vão ter uma infraestrutura condizente com a ser utilizada na Copa”, disse o ministro. Sobre a utilização da rede 4G, o ministro afirmou que tem mantido contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para buscar uma forma de emitir uma autorização especial do órgão sem prejuízo às empresas que vencerem a licitação da faixa de 2,5 Gigahertz (Ghz).

“Nada impede que façamos um projeto-piloto, talvez via licença especial e transitória da Anatel”, afirmou. O leilão da frequência de 4G está previsto para acontecer em 2012. O governo trabalha para colocar em funcionamento a nova tecnologia, por meio das operadoras de celular, a tempo de contemplar os usuários durante a realização da Copa de 2014.

O ministro ressaltou nesta quarta-feira, durante cerimônia de assinatura acordos comerciais da Telebrás, que o país deve garantir aos participantes da Rio+20 um acesso à internet com alta capacidade de tráfego de dados, pois estarão presente cerca de 170 chefes de Estados. Com este objetivo, também foi firmada uma parceria entre a estatal e a Empresa Municipal de Informática do Rio de Janeiro (Iplan-RJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas