Governo do Estado e Infraero firmam convênio para ampliação do Aeroporto Salgado Filho

Obras iniciam em agosto deste ano e serão concluídas em 2013
Estado e Infraero firmam convênio para ampliação do Aeroporto Salgado Filho
Estado firma convênio com a Infraero para ampliação do Aeroporto Salgado Filho
A governadora Yeda Crusius formalizou, na tarde desta segunda-feira (9), convênio com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), representada pelo superintendente Jorge Herdina, para assegurar a ampliação e qualificação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A obra é considerada essencial para a Copa do Mundo 2014, que terá Porto Alegre como uma das subsedes, e faz parte das exigências dos executivos da Fifa.

O acordo viabilizará a ampliação, em 900 metros, da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Para tanto, o Estado irá realizar as ações de desapropriação de famílias que ocupam 150 imóveis na vila Floresta, enquanto a Infraero – empresa vinculada ao Ministério da Defesa e responsável pela administração do aeroporto -, compromete-se a fazer o aporte de R$ 61 milhões necessários para o reassentamento.

“O processo de ampliação do Aeroporto Salgado Filho vem sendo realizado desde agosto de 2007, quando foi instituído um Grupo de Trabalho que estudou, planejou e está operacionalizando a transferência das famílias do entorno, priorizando condições dignas e seguras para as pessoas que moram irregularmente na beira da pista”, observa o secretário da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur), Marcelo Soares. O secretário lembra, ainda, que a obra fortalece as intenções do RS de trazer o maior número de delegações para o Estado e viabiliza Porto Alegre como uma das quatro sedes para a Copa das Confederações, que será realizada em 2013.

Obras garantirão voos diretos para a Europa
A ampliação do aeroporto consiste na extensão da pista, o que possibilitará voos diretos de Porto Alegre para a Europa e Estados Unidos, e instalação do ILS 2 – equipamento que permitirá o funcionamento em dias com muita neblina. Além disso haverá a construção do novo terminal de cargas, ampliação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, construção de um novo edifício garagem, e outras obras de infraestrutura.

As obras devem iniciar ainda este mês, e serem concluídas em 2013, um ano antes da realização da Copa do Mundo. Atualmente, a pista do aeroporto possui 2.280 metros. O movimento médio diário no terminal de Porto Alegre (chegadas e partidas) é de 174 aeronaves de voos regulares. Com 37,6 mil m² de área construída e quatro pavimentos, o terminal de passageiros do aeroporto pode receber até 18 aeronaves de grande porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas