Governo do Ceará prepara concessões

Enquanto os demais Estados e municípios estão divididos quanto à implementação do cloud computing, o governo do Ceará saiu na frente e já está reunindo três datacenters em uma grande nuvem privada. A ideia surgiu em 2007, quando o governo decidiu, como primeiro passo, investir na conectividade com a criação de uma grande rede de alta velocidade. Batizada de Cinturão Digital a rede abrange 280 km de fibras ópticas na capital e 3 mil km pelo interior cobrindo 85% do Estado. Para garantir sua manutenção e expansão, o governo abrirá a rede para exploração de operadores privados por meio de concessões. O edital, elaborado pela Procuradoria Geral do Estado, vai a consulta pública no próximo dia 28.

“A primeira aplicação da nuvem foi o protocolo eletrônico. Todos os novos processos do Estado são digitalizados e os documentos são colocados na nuvem podendo ser acessados em qualquer lugar do mundo via assinatura digital”, comemora Fernando Carvalho, presidente da Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará.

O projeto implantado no fim de 2010 já traz benefícios: os ofícios entre um órgão e outro tramitam mais rápido e para todos os novos processos não haverá mais trânsito de papel. Os resultados para o cidadão também serão visíveis com redução de filas e do prazo de renovação de carteiras e licenças, já que antes era necessário ir a cada um dos órgãos envolvidos. Haverá ganhos também nas licitações e pregões já que tudo poderá ser feito remotamente de forma eletrônica.

“Na nuvem a continuidade e a disponibilidade será melhor. Mas não dá para fazer isso em uma nuvem de terceiros, pois a segurança é um fator crítico”, diz o presidente da Etice, que atende aos órgãos do governo para todos os sistemas corporativos como patrimônio, compras, folha de pagamento e contabilidade. (C.N.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas