Governo divide licitação do trem-bala em duas etapas

BRASÍLIA – O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, anunciou nesta segunda-feira que o governo decidiu dividir a licitação do trem-bala em duas etapas – a primeira estará relacionada à escolha do fornecedor de tecnologia do trem de alta velocidade e a segunda servirá para contratar o consórcio que será responsável pela construção civil.

Figueiredo salientou que o leilão, realizado hoje, não prosperou devido à dificuldade de consolidação de parcerias entre os fornecedores de equipamento e as empreiteiras, em especial as brasileiras. “Nós não conseguimos que o mercado percebesse e encontrasse condições de fazer alianças”, destacou.

Segundo o diretor, a primeira etapa da licitação será iniciada em outubro, com o lançamento de novo edital. No início de 2012, está prevista a realização de leilão para contratar o consócio internacional.

O grupo que for consagrado vencedor nesta fase será responsável por elaborar o projeto básico e executivo com base na tecnologia adotada. Estes estudos serão complementares ao do governo e servirão para elaborar a segunda licitação, para contratar as construtoras. Este segundo leilão, em separado da primeira concorrência, deverá ocorrer em 2012, com início das obras em 2013.

Na avaliação de Figueiredo, o novo modelo de licitação permitirá que seis grupos internacionais, detentores da tecnologia do trem-bala, voltem a ser cotados para a disputa. Além disso, este modelo permitirá que haja mais competição entre as construtoras estrangeiras.

Figueiredo garantiu que serão feitos apenas “ajustes” no projeto atual. Segundo ele, o governo continuará a oferecer os R$ 22 bilhões de financiamento do BNDES e os cerca de R$ 4 bilhões do Tesouro Nacional que serão revertidos em participação na empresa que irá fazer a operação do trem-bala pelo prazo de 40 anos.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas