Governo detalha pacote de R$ 486 mi para setor de software

Documento acessado pela Folha de S. Paulo mostra que plano anunciado amanhã investirá em start-ups, certificará empresas para licitações e criará centros de inovação
Julia Wiltgen
 
Julia Wiltgen
 

Ipad
Governo vai investir até 200 mil reais em 150 startups e certificar empresas para licitações

 
São Paulo – O governo federal apresenta nesta segunda-feira um programa que destinará 486 milhões de reais para o setor de software até 2015. O documento final do projeto, obtido pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que, entre as propostas do governo, estão o aporte de capital em startups, a criação de uma certificação para que pequenas e médias empresas possam participar de licitações e a instalação de quatro centros de inovação no país, em parceria com multinacionais.
O documento elaborado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Informação (MCTI) diz ainda que o programa prevê capacitar 50.000 profissionais, com as metas de dobrar o faturamento do setor para 200 bilhões de dólares e criar 900.000 empregos em dez anos, diz o jornal. Esta é a primeira política específica para a indústria nacional de software e serviços de Tecnologia da Informação (TI).
Ainda de acordo com o jornal, a intenção do governo é dar preferência ao software de origem nacional e estimular a criação de uma cadeia de fornecimento em torno das 15 áreas mais dinâmicas da economia. O investimento em startups se limitará a 200.000 reais por empresa e a meta é investir em 150 delas até 2015.
O pacote de estímulos também prevê a publicação de uma portaria que destrava um artigo da Lei de Informática, que prevê preferência a produtos e serviços desenvolvidos no Brasil em licitações. O plano a ser apresentado amanhã estabelecerá os critérios para avaliar se um software ou serviço de TI foi de fato desenvolvido no país.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas