SÃO PAULO – O governo federal já considera mudar o modelo de concessão do trem-bala (Trem de Alta Velocidade -TAV) entre Campinas-SãoPaulo e Rio para algo como uma Parceria Público Privada (PPP), segundo notícia da “Revista Ferroviária”, postada hoje no site da publicação especializada.
Conforme a informação, nesse modelo, semelhante ao da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, a obra seria custeada pelo governo federal, enquanto operação, compra dos trens, tecnologia, os trilhos e a sinalização ficariam a cargo da concessionária vencedora do processo.
No caso do TAV, o custo das obras de infraestrutura chega a mais de 70% do projeto. A concessionária também ficaria responsável pela elaboração do estudo executivo de engenharia. A decisão decorre da dificuldade de negociar com as empreiteiras uma posição politicamente aceitável pelo governo, informa a publicação.
A avaliação do governo, destaca, é que o custo político de mudar o modelo é mais baixo do que ir adiante com as empreiteiras controlando o processo. A mudança do modelo e a realização do estudo executivo de engenharia significam adiar o processo do TAV em pelo menos um ano.
A entrega das propostas para o leilão do TAV está marcada para 11 de julho, e o leilão para o dia 29 de julho.
(Ivo Ribeiro/Valor)