Governo abre licitação para ampliação de canal de Nova Avanhandava

O Departamento Hidroviário (DH) do Estado de São Paulo publicou no último dia 29, no “Diário Oficial do Estado”, edital de licitação para contratação de empresa que será responsável pela execução das obras de ampliação do Canal de Nova Avanhandava, no trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná.

A obra beneficiará o transporte de cargas do País por um dos principais corredores de exportação do Brasil, que atende diretamente os Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

De abril de 2014 a janeiro deste ano embarcações que realizam o transporte de cargas ficaram proibidas de utilizar a hidrovia em decorrência do baixo nível dos reservatórios. Cidades como Pederneiras foram afetadas com redução do número de empregos vinculados ao transporte fluvial.

Nesse período, a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, com sede em Barra Bonita, determinou a interrupção da navegação no trecho entre o reservatório de Três Irmãos e a eclusa inferior de Nova Avanhandava.

A intervenção que será realizada no canal, no reservatório de Três Irmãos, proporcionará a ampliação de 2,4 metros de sua profundidade em 10 quilômetros da hidrovia.

Flexibilidade

A melhoria possibilitará maior flexibilidade na operação das hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira sem interferir na navegação, uma vez que as embarcações que navegam pela hidrovia compartilham o mesmo espaço físico das barragens das usinas hidroelétricas, construídas com o conceito de aproveitamento múltiplo das águas.

Com a abertura do edital, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas em julho deste ano. A empresa que vencer a disputa será responsável pela execução dos serviços dentro do prazo de 29 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas