Governador homologa situação de emergência em Santa Rita do Pardo e Porto Murtinho

Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli assinou hoje (11) os decretos E 38 e E 39, que homologam situação de emergência em parte da área rural de Santa Rita do Pardo e de Porto Murtinho, respectivamente, municípios atingidos por enxurradas e inundações bruscas e graduais.

Os decretos devem ser publicados amanhã no Diário Oficial do Estado e em sequência devem ser encaminhados à Secretaria Nacional de Defesa Civil para pedido de reconhecimento de tais situações. Com isso, os municípios poderão pleitear recursos para se restabelecerem, já que levantamentos iniciais indicam que os danos foram superiores a R$ 1 milhão.

O município de Santa Rita do Pardo foi atingido por intensa precipitação pluviométrica no dia 24 de janeiro, registrando 95 milímetros num período de seis horas e trinta minutos, o que provocou a elevação súbita do nível de água de rios, ribeirões e córregos, danificando pontes, rodovias e dutos em parte da área rural. Com os estragos, os produtores rurais estão sem condições de escoar a produção leiteira, por falta de acesso ao laticínio.

Porto Murtinho teve um índice de precipitação pluviométrica de 567 milímetros no período de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010, ocasionando aumento gradual do nível das águas de córregos, rios e vazantes, que consequentemente inundaram, danificaram e destruíram pontes e estradas em parte da área rural. As rodovias MS-195 e MS-497 estão com problemas, deixando sem acesso viário os moradores da colônia Ingazeira e Cachoeira Grande. O ano letivo dos alunos também está sendo prejudicado.

Em janeiro o governador André Puccinelli entregou motoniveladoras novas para nove municípios, incluindo Santa Rita do Pardo e Porto Murtinho, demonstrando total apoio aos munícipes. Os equipamentos, que serão utilizados na abertura e manutenção de estradas, foram adquiridos por meio de um convênio executado entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 4.800.000,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas