Governador assina convênio para a construção do Memorial de Inocência em Paranaíba

Campo Grande (MS) – Na manhã de hoje (16), o governador André Puccinelli assinou um convênio com a Prefeitura Municipal de Paranaíba que visa à construção do Memorial de Inocência, em homenagem ao pioneiro escritor Visconde de Taunay. A iniciativa conta com a parceria do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura, da Prefeitura de Paranaíba e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). Estiveram presentes na solenidade o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros; o ex-governador Wilson Barbosa Martins; o deputado estadual Youssif Domingos; a vice-prefeita de Paranaíba, Dininha Gasperini; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul; Hidelbrando Campestrini e demais autoridades.

“Com a assinatura, o governador cumpre mais um compromisso histórico com Paranaíba e com o Instituto Histórico e Geográfico de MS, ao investir num cenário dos acontecimentos narrados em um livro símbolo de Mato Grosso do Sul. Mostra também sua preocupação com o reconhecimento das referências culturais de cada região do Estado”, afirmou Calheiros. Ele destaca ainda que esta iniciativa contribui com a promoção do turismo estadual.

Segundo Hidelbrando Campestrini, a população de Paranaíba está muito ansiosa com a efetivação da obra. Para ele, o Estado necessita de referenciais históricos e que o IHGMS está firmando parcerias com outros municípios do Estado para garantir a preservação da memória de Mato Grosso do Sul. “Ou registramos ou perdemos o pouco que está ficando de nossa história”, defende.

A vice-prefeita de Paranaíba, Dininha Gasperini, que também é uma das descendentes de Inocência, afirma que Paranaíba tem todas as condições de explorar o turismo cultural, utilizando-o como uma forma de geração de renda por meio da cultura. “Nos sentimos muito orgulhosos com este presente que o governador está nos dando”, comemora. O governador dá sua réplica: “É uma honra contribuir com a sede da memória do nosso Estado”, finaliza.

Memorial de Inocência

O Memorial de Inocência tem como objetivo homenagear o escritor Visconde de Taunay (grande divulgador da região do Bolsão), além de mostrar para a população a história do romance “Inocência” e do município que serviu de cenário para a história publicada em 1872.

O Memorial será uma réplica do sobrado “Melo Taques”, centro comercial, político, social da então Vila de Santana do Paranaíba, onde Taunay se hospedou em 1867 e se inspirou para produzir a obra literária. O prédio será construído nas proximidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba. O andar superior do sobrado abrigará o Memorial. No térreo funcionará um centro cultural para os artistas da região.

Inocência é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d’Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay), dividido em 30 capítulos. Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-mato-grossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal.

Em 4 de julho 2007, durante o aniversário de 150 anos de Paranaíba, o governador André Puccinelli assinou decreto-lei que instituiu “Inocência” o romance símbolo de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas