Gisele Loeblein: uso de hidrovias como rota de transporte

Especialista avalia que futuro do porto de Rio Grande passa pela exploração adequada de hidrovias

Estrela é o principal ponto de embarque de grãos até Rio Grande Foto: Jorge Aron / SPH,Divulgação
Estrela é o principal ponto de embarque de grãos até Rio Grande
Foto: Jorge Aron / SPH,Divulgação

Ao mesmo tempo em que se propõem melhorias para a logística dentro do porto de Rio Grande, fora dele a ideia é ampliar a utilização das hidrovias como rota de transporte.
– O futuro do porto passa pela exploração adequada de hidrovias. Elas são fatores de atração de investimentos – afirma Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).
Tendo modelos como o da malha hidroviária do Mississippi, nos Estados Unidos, o projeto poderia contar com as parcerias público-privadas – as tão faladas PPPs inclusive com a ideia de criar uma agência executiva para administração dessas hidrovias.
– Luto permanentemente por acesso que não dependa de buraco de estrada – disse Fernando Becker, presidente do Conselho de Administração da Trevisa, controladora da Navegação Aliança, durante apresentação da proposta para o porto de Rio Grande.
Atualmente, segundo Becker, 20% de tudo que o porto exporta é transportado por hidrovias. Com a ampliação da produção da Celulose Riograndense, esse percentual deve chegar a 30%.
Walter Lídio Nunes, presidente da Celulose Riograndense, criticou a postura do poder público em relação ao setor e afirmou que é hora de buscar mudanças na governança:
– Não estamos pedindo favor, o que temos é de exigir. Estamos defendendo os interesses do Brasil.
A proposta apresentada prevê para a dragagem e melhoria nas instalações e sinalizações ao longo das principais vias que ligam portos, como o de Estrela, principal ponto de embarque de grãos até Rio Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas