Galeria pluvial da zona Leste não tem previsão para ser concluída

Enquanto isso, moradores relatam os transtornos causados pelos alagamentos e cobram solução

A construção de galeria pluvial na zona Leste de Teresina, que tem por finalidade evitar alagamentos na região, está parada e sem previsão de ser concluída. A obra foi iniciada em outubro de 2012 e, até novembro do ano passado, apenas 10% havia sido concluído. Os moradores dos bairros da zona Leste estão inconformados com a situação e temem os problemas que se agravam no período chuvoso.
Galeria pluvial da zona Leste não tem previsão para ser concluída
Foto: Moura Alves/ODIA

A costureira Raimunda Fortes mora no bairro Morada do Sol e conta que a água das chuvas já invadiu sua casa inúmeras vezes e, numa delas, perdeu parte dos seus móveis. “A água já entrou aqui em casa umas quatro vezes. Foi uma loucura, era água entrando e a gente tentando tirar, coloquei até o namorado da minha filha para trabalhar. Numa das vezes, todos os móveis molharam e ficaram danificados. Mas depois que fizeram o asfalto [na rua], a água nunca mais entrou com tanta força aqui, mas a rua em si fica completamente alagada”, conta Raimunda, acrescentando que toda a água do Planalto Uruguai e de outros bairros próximos escorre para o Morada do Sol.
Gorete Nunes, que também mora no bairro Morada do Sol, conta que, devido ao alagamento das ruas do bairro, o seu restaurante tem sido prejudicado. “Quando chove, a rua fica lotada de água e não encosta ninguém aqui para comprar; além de incomodar quem mora na rua. A gente fica impossibilitada de sair de casa porque tem um rio passando na porta”, detalha Gorete.
A obra
Antes da última paralisação da obra da galeria, em setembro de 2015, a previsão para entrega era no início de 2016. Mas com a realização de um novo processo licitatório, não há mais uma data definida para o fim da construção. Segundo a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Leste (SDU/ Leste), a construção de uma galeria na via Francisco Falcão Costa, no bairro Noivos, faz parte do projeto operacional de execução das galerias da zona Leste. Esta obra, que foi reiniciada na gestão atual, teve cerca de 700 metros de todo o canal aberto executado, mas por desistência da empresa contratada, responsável pela obra, os serviços tiveram de ser paralisados.
A SDU/Leste informou ainda que, no momento, está aguardando o lançamento de uma nova licitação para dar continuidade à obra. A Superintendência disse ainda que estão sendo realizados, periodicamente, os serviços de limpeza e desobstrução dos bueiros a fim de facilitar a passagem da água e minimizar os transtornos na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas