Fórum de empresários pede a Obama e Dilma reforma nas licitações

BRASÍLIA (Reuters) – Presidentes das 18 maiores empresas do Brasil e dos Estados Unidos reunidos em Brasília apresentaram aos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama uma relação de recomendações para fortalecer a relação econômica entre os dois países.

As sugestões incluíram reforma tarifária e alfandegária e mudanças no sistema de vistos e nas regras de licitações públicas, informou o executivo Tim Solso, CEO da Cummins, e um dos presidentes do Fórum de CEOs Brasil-EUA.

“Gostaríamos de ver o processo de waiver de visto considerado. Em infraestrutura, gostaríamos de ver reformas nas licitações públicas para que fique mais fácil para companhias americanas concorrerem em projetos”, afirmou Solso a jornalistas ao deixar o Itamaraty, onde ocorreu a reunião.

Ele acrescentou que as recomendações foram focadas nas áreas de infraestrutura, investimento, educação e energia.

Segundo Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas e outro presidente do fórum, as recomendações foram “amplamente aceitas” por Dilma e Obama, que participaram do encerramento do encontro. Os dois presidentes fizeram breves apresentações aos empresários que, segundo Silva, foram coincidentes com as recomendações do fórum.

“Isso significa que há sintonia entre os governos dos dois paises e os setores privados dos dois países no que precisa ser feito para alcançarmos uma integração comercial e econômica cada vez mais alta”, afirmou Silva a jornalistas.

Para o empresário, a área de ciência e tecnologia é uma das que oferece maiores oportunidades de parceria.

“Os Estados Unidos possuem muitas tecnologias que poderiam reduzir enormemente o tempo de por em marcha a exploração do pré-sal, essa cooperação entre empresas e os dois países podem nos beneficiar”, afirmou.

O Fórum de CEOs Brasil-EUA foi criado em 2007 e esta foi a sexta reunião do grupo.

(Reportagem de Isabel Versiani; edição de Alexandre Caverni)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas