Fim da espera.

Depois de três décadas, Rio do Sul abre licitação para transporte coletivo. Escolha será feita este ano

RIO DO SUL – Depois de 30 anos, a cidade passará por um edital de concorrência pública do transporte coletivo municipal. A prefeitura pretende licitar até o final do mês a empresa de consultoria responsável pelos levantamentos que embasarão o edital do serviço. A escolha da empresa deve ser feita ainda este ano, e a expectativa da administração municipal é iniciar 2011 já em operação.

O transporte coletivo do município atende em média 125 mil passageiros por mês. São ao todo 26 linhas, e o custo da passagem desde 28 de agosto do ano passado é R$ 2,25. Segundo a prefeitura, a frota de automóveis hoje em Rio do Sul é de 33 mil carros, o que equivale a um veículo a cada dois habitantes. Como a cidade é polo regional para comércio, indústria, serviços hospitalares e educacionais, os problemas de congestionamento se ampliam ainda mais. Para o vice-prefeito – que acumula ainda o cargo de secretário de Planejamento –, Garibaldi Antônio Ayroso, o desafio principal da empresa que ganhar a licitação será incentivar o uso do transporte coletivo. Ele reconhece que uma das necessidades é oferecer mais opções aos usuários.

– Por outro lado, não tem como aumentar muito os horários e itinerários, caso contrário, acaba encarecendo o transporte e refletindo no valor da tarifa – observa a diretora do Departamento de Trânsito, Bianka Regina da Silva.

A concorrência pública para o transporte coletivo ganhou as discussões também na Câmara de Vereadores. De acordo com o presidente da Casa, Dionísio Maçaneiro, a melhoria dos abrigos é ponto fundamental das reclamações de passageiros:

– Se não houver mudanças nesse sentido, o número de carros na cidade vai crescer ainda mais. Um assento e uma proteção da chuva e do sol é o mínimo que se espera.

A prefeitura aponta que dos 500 pontos de ônibus da cidade, apenas 200 têm abrigo.

magali.moser@santa.com.br

MAGALI MOSER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas