Ferrovia Bioceânica deverá ser licitada no segundo semestre de 2016

Deputados e senadores da Frente Parlamentar mista pró-ferrovia Bioceânica se reuniram nesta quarta-feira (16) com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para discutir a viabilidade e incentivar a construção da ferrovia que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico. O ministro informou que os estudos para a execução da obra estão sendo realizados por uma empresa chinesa e deverão ficar prontos até maio do ano que vem. A previsão é de que as licitações sejam iniciadas no segundo semestre de 2016.

Na reunião, o deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) – idealizador da Frente – defendeu enfaticamente que o projeto saia do papel. Ele acredita que a ferrovia é um dos mais importantes e estratégicos investimentos em logística para o futuro do país e do estado de Mato Grosso.

Nesta quarta, o parlamentar também se reuniu com um empresário chinês para tratar do assunto e já tem encontro marcado com um empresário peruano.  “Projetos desta dimensão somente saem do papel com otimismo, ousadia e muito trabalho. Os parlamentares desta frente estão dispostos a enfrentar os desafios necessários para viabilizar este importante investimento”, disse Fabio Garcia.

Conforme o deputado o projeto é muito estratégico para o Brasil e também para a China. “Nossa produção continuará crescendo e o mercado consumidor da China também. A ponte mais eficiente para conectar estas duas demandas é exatamente esta ferrovia”, afirmou o deputado.

A ferrovia deverá encurtar o tempo e reduzir os gastos com logística. Serão construídos 4.400 km de extensão entre o Porto de Açu, no litoral do estado do Rio de Janeiro e Boqueirão da Esperança, no Acre. Em Mato Grosso o traçado deverá incluir Água Boa, Lucas do Rio Verde e Sapezal. Além do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, também participaram da reunião os senadores Valdir Raupp (PMDB-PR), Jorge Viana (PT-AC), Wellington Fagundes (PR-MT) e Acir Gurgacz (PDT-RO) e os deputados Fabio Garcia (PSB-MT), Marinha Raupp (PMDB-RO) e César Messias (PSB-AC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas