“A ponte é um marco para Rondônia. A história de ponte virtual agora é página virada e se torna um orgulho para nós, que desde o início do mandato lutamos muito para trazer esta obra que sempre foi tão necessária para o estado e região”, disse senadora Fátima Cleide (PT/RO) ao comemorar o lançamento oficial da ponte que vai fazer a ligação com a BR-319, sobre o rio Madeira.
Em cima de uma balsa, a cerimônia realizada em Porto Velho na manhã de ontem tinha o propósito de deslocar as autoridades e a comunidade presente até a margem esquerda do rio, a fim de chamar a atenção para o tempo gasto na travessia. Porém, a forte chuva que caiu na cidade impossibilitou essa parte do evento.
Na oportunidade, a senadora disse considerar inadmissível que em pleno século XXI Rondônia ainda seja separado por falta de logística e que seus moradores tenham que pagar pedágio para se deslocar ou transportar sua produção dentro do próprio estado ou para o estado vizinho, o Amazonas.
Fátima destacou ainda que a ponte da BR-364, em Abunã está em fase de licitação e a ponte Brasil-Bolívia, em Guajará-Mirim, em breve também será realidade. “Todas estas conquistas estão sendo possíveis devido o empenho e compromisso do presidente Lula, e isso não há como negar”.
O diretor de Planejamento do Dnit, Miguel de Souza, reforçou a declaração da senadora e destacou que cerca de R$ 2 bilhões estão destinados pelo governo federal, através do Dnit, para investimentos em infraestrutura no estado, o que irá transformá-lo no principal corredor para o Pacifico.
De acordo com Miguel de Souza, no mês de julho deve ser assinada a ordem de serviço para a construção da ponte em Abunã. Quanto à ponte binacional, no próximo dia oito haverá uma audiência em La Paz (Bolívia) para debater o projeto.