Fatec completa 40 anos em maio.

A Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec-So) completa 40 anos de fundação neste mês. Em 20 de maio de 1970 foi assinado o decreto pelo então governador Roberto Costa de Abreu Sodré, que trouxe a formação de técnicos de nível superior para Sorocaba. Hoje, são 52 unidades oferencendo 47 cursos de graduação tecnológica em todo Estado. Só em Sorocaba, a Fatec tem 2.400 alunos, e capacidade para 3 mil vagas, graças à ampliação de mais 25 novas salas e laboratórios, inaugurados no começo do ano pelo governador José Serra.

Com o novo espaço e abertura de dois novos cursos – Processos Metalúrgicos e Eletrônica Automotiva -, a Fatec-So é a segunda com maior número de vagas entre as instituições mantidas pelo Centro de Paula Souza, perdendo apenas para a unidade da capital em número de matriculados. De acordo com o diretor da Fatec-So, professor Antonio Carlos de Oliveira, o projeto de ampliação teve início no primeiro semestre de 2008 e só foi realizado por causa do convênio entre a Prefeitura de Sorocaba, o Governo do Estado e uma emenda do deputado federal Antônio Carlos Pannunzio (PSDB). A primeira parte do convênio, responsável pela infra-estrutura, já foi cumprida. A próxima etapa é a abertura de uma licitação, de 1 milhão e 400 mil reais, para a construção do laboratório para o curso de Produção de Plásticos e de um refeitório.

Em visita à diretoria executiva da Fundação Ubaldino Amaral, mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul, o diretor contou que o plano de expansão foi criado estrategicamente para atender a demanda de profissionais especializados no ramo automotivo e metalmecânico em Sorocaba, que aguarda para 2012 o funcionamento da fábrica da Toyota, na Zona Norte da cidade. Ele afirmou que, apesar de ser uma instituição estadual, a Fatec sempre se aproximou da realidade do município. O objetivo é preparar nossos jovens para usufruir dos empregos desses postos de trabalho especializados que serão trazidos para cá, sem precisar de profissionais de fora, disse.

Oliveira adiantou que o próximo passo da Fatec-So será a criação de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, com laboratórios desenvolvidos dentro do Parque Tecnológico de Sorocaba. Além dos dois novos cursos de graduação, a Fatec-So oferece os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Fabricação Mecânica, Projetos Mecânicos e Sistemas Biomédicos, Logística e Polímeros. As inscrições para o vestibular do 2º Semestre de 2010 da Fatec-So começarão dia 07 de maio e irão até o dia 08 de junho, às 15h. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibularfatec.com.br. A prova será num domingo, dia 04 de julho, às 13h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas