Faixa de 450 MHz levará telefonia rural a 15 milhões, diz Bernardo

BRASÍLIA – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje que a frequência de 450 megahertz (MHz) levará telefonia a cerca de 15 milhões de pessoas do meio rural. O ministro reiterou ainda o compromisso do governo, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de licitar esta faixa ainda este ano para as operadoras de telefonia.

A conta, segundo o ministro, é muito simples, pois se baseia na estimativa de mais de 10 milhões de pessoas que foram atendidas nos últimos anos pelo programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia. “Se as pessoas não tinham energia, então, provavelmente, não contavam com a telefonia”, afirmou no programa de rádio “Bom Dia, Ministro”.

Antes de abrir o processo de licitação das frequências, o governo deverá migrar o serviço utilizado pela Polícia Federal (PF) para outra faixa de transmissão e indenizá-la para poder comprar os novos equipamentos. Bernardo ressaltou que, enquanto ministro do Planejamento no governo anterior, garantiu R$ 70 milhões no orçamento para cobrir estes custos. Ele disse que já recebeu garantias da ministra Miriam Belchior de liberação da verba este ano.

O ministro afirmou durante o programa de rádio que a destinação da faixa de 405 MHz para a PF foi uma “má escolha” do ponto de vista técnico. Em outros países, os serviços de inteligência da polícia utilizam a faixa entre 380 MHz e 400 MHz.

Ainda de acordo com Bernardo, deve ser realizada uma licitação internacional para compra dos novos equipamentos. Segundo ele, o fato de a nova frequência já ser utilizada internacionalmente para aplicações na área de segurança pública deve fazer com que a PF adquira os equipamentos mais baratos, por serem produzidos em larga escala.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas