Exposição apresenta projeto de reforma do Palácio Barão de Guapy

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, realizou na manhã desta sexta-feira, 13, a abertura da Exposição das Pranchas Arquitetônicas da Reforma Externa e Paisagística do entorno do Palácio Barão de Guapy, onde atualmente funciona a Biblioteca Municipal. O evento foi realizado no corredor principal do prédio e, na ocasião, o secretário de Cultura, Luiz Augusto Mury, acompanhado da equipe da Fundação de Cultura, e da coordenadora da biblioteca, Maricélia Magalhães Cardoso, explicou o objetivo da exposição, que segue até o dia 13 de setembro aberta à população.

– A exposição consiste na mostra dos resultados dos trabalhos e planejamento para realização da reforma pela qual passará o prédio, o qual podemos considerar um ícone da história de Barra Mansa e um dos mais importantes do município. A reforma do Palácio é uma preocupação dos moradores e estamos fazendo a nossa parte, informar a todos sobre as melhorias que serão feitas na parte externa e no paisagismo em torno do palácio – ressaltou Mury, ao informar que a última restauração feita no prédio foi nos anos de 1994 e 1995, enquanto o prédio ainda era utilizado pela Câmara Municipal.

Conforme explicou Mury, as obras no Palácio Barão de Guapy terão um investimento de cerca de R$ 292 mil, com recursos do Governo Federal, e contrapartida do município, de aproximadamente R$ 26 mil. Com a conclusão do projeto, o próximo passo para os serviços será o processo de licitação da empresa que ficará responsável pelas obras que, de acordo com o secretário, poderão ser concluídas no prazo de 10 a 12 meses. “É muito importante que as pessoas venham até o Palácio Barão de Guapy para conhecerem e analisarem o projeto, que é de interesse do poder público, mas também de toda a sociedade”, disse Mury.

Já o prefeito Zé Renato falou sobre a importância das obras que, segundo ele, vão contribuir para manter viva a história de Barra Mansa.

– É uma grande satisfação ver o andamento do projeto para a restauração do Palácio Barão de Guapy. Esses serviços vão contribuir para a preservação de um grande patrimônio histórico do município – ressaltou o prefeito.

Dados da Fundação de Cultura revelam que a construção do Palácio Barão de Guapy teve início em 1857, na administração do comandante Lucas Antônio Monteiro de Barros, sendo concluído em 1865, na administração do comandante Joaquim José Ferraz de Oliveira, o “Barão de Guapy”. As obras de restauração no local consistem em diversos serviços, entre eles alvenaria, pintura, madeiramento e vidraçaria de suas portas e janelas, iluminação, revitalização urbana, renovação de calçadas e implantação de mobiliário urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas