Expansão do Metrô enfrenta atrasos e pode ser alterada

Governo Alckmin pode trocar o Expresso Aeroporto por linha de Metrô para a região do ABC

O projeto Expansão SP, que prevê para 2014 a implantação de cinco linhas de Metrô, do trem de Guarulhos, além da ampliação das linhas Verde e Lilás, enfrenta atrasos no andamento das obras e sofrerá alterações na gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Quando foi anunciado, em 2007, o Expansão SP previa que a região metropolitana teria, até 2014, mais de 400 km de linhas com qualidade do Metrô. A expansão, no entanto, enfrenta problemas na licitação de novos trechos, adiamentos na inauguração de estações e atrasos nas obras.

A nova gestão, conduzida pelo secretário Jurandir Fernandes, pretende retomar o modelo de PPPs (Parcerias Público-Privadas) nas obras, desistir do Expresso Aeroporto para Guarulhos e incluir o ABC no plano de expansão.

Ele afirmou na quarta que o prazo de inauguração das estações Pinheiros e Butantã da Linha Amarela será até o final do semestre e que o funcionamento em horário integral das estações Paulista e Faria Lima, bem como das paradas Tamanduateí e Vila Prudente (Linha Verde), deve ocorrer também ao longo do semestre, mas ainda não há data definida. Tanto a inauguração das estações quanto a ampliação dos horários eram previstas para o final de 2010. Em entrevista à rádio CBN na semana passada, Alckmin prometeu inaugurar as estações Luz e República também da Linha Amarela até o final do ano e entregar toda a linha até 2012.

A Linha Lilás, do Largo Treze até a Chácara Klabin, também enfrenta problemas. Para que as obras sejam entregues até 2014, o governo deverá ter que licitar a maior parte da obra novamente, já que, ao que tudo indica, a atual licitação será anulada por suspeita de fraude. O Ministério Público acusou as empresas vencedoras de terem formado um cartel. Em entrevista à rádio Jovem Pan, Alckmin afirmou que, caso seja necessária nova licitação, o governo poderá construir o prolongamento da Linha Lilás por meio de PPP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas