ETE de Barra Bonita já tem edital de licitação publicado.

Lilian Grasiela
Barra Bonita – O edital de concorrência para a contratação das obras referentes à primeira etapa da implantação do Sistema de Tratamento e Afastamento de Esgoto Urbano em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), orçada em cerca de R$ 13 milhões, para os exercícios de 2010 e 2011, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O prazo para execução das obras é de 12 meses, a partir da data da assinatura da ordem de serviço. Todo o processo será fiscalizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

As empresas interessadas deverão retirar o edital e esclarecimentos pessoalmente, na rua Boa Vista, nº 170, 1º andar, bloco 5, Centro de São Paulo, e levar um CD em substituição ao que será fornecido com o conteúdo do documento. A entrega dos envelopes 1 (documentos de habilitação) e 2 (proposta de preços) à Comissão Julgadora deverá ser feita até às 9h do dia 23 de novembro, no mesmo endereço de retirada do edital.

Segundo o diretor de Obras e Serviços Municipais do município, Paulo Sérgio de Jesus, o modelo que será utilizado na unidade de tratamento de esgoto é o misto. O projeto executivo, semelhante ao da cidade de São Carlos, prevê a construção de interceptores, que coletam o esgoto, levando-o para estação de tratamento, e de lagoas de decantação, que separam o material sólido.

“Desde 2008, temos a licença ambiental da Cetesb para instalação da estação de tratamento de esgoto. A verba se destina à construção da estação, do sistema elevatório e dos emissários de esgoto. É um projeto complexo, e que requer tecnologia de ponta”, afirma.

Na opinião do prefeito José Carlos de Mello Teixeira (PPS), o Nenê, que também é o atual presidente do Consórcio da Hidrovia Tietê-Paraná, a construção da ETE é um marco para a história da cidade e tem grande importância para o meio ambiente, em especial para o Rio Tietê.

“Barra Bonita é a única estância turística e a única cidade do Estado de frente para o rio Tietê, o qual exploramos turisticamente”, declara. “Imaginem nossa orla com um rio totalmente despoluído, a evolução que isso trará para o turismo, além da melhoria na qualidade de vida da população. Após a conclusão do processo de licitação, as obras já serão iniciadas”.

Atualmente, Barra Bonita conta com uma ETE no bairro Sonho Nosso, inaugurada em 2004, e que atende apenas 20% dos 38 mil habitantes da cidade. A nova estação será construída em área de 31 mil metros quadrados localizada na Fazenda Santa Elisa, no bairro Entulho, zona rural do município.

A primeira ETE começou a ser construída em 1993, mas o projeto foi abandonado em 1996 e as fundações, aterradas.O município foi acionado pelo Ministério Público (MP) que vem cobrando o início da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas