Estudos para a dragagem em Mar Grande já estão em andamento

A previsão é que em três meses a licitação seja concluída e o projeto executivo seja iniciado. Após as obras, o novo canal vai passar a ter profundidade média de 10 metros

Estudos para a dragagem em Mar Grande já estão em andamento
O canal vai passar a ter profundidade média de 10 metros, as embarcações vão poder realizar a travessia sem interrupção.

O primeiro passo para o alargamento e dragagem do canal de acesso a Mar Grande já foi dado. Após o estudo de sondagem, realizado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), foi aberto processo licitatório para contratar a empresa que vai dar início ao projeto executivo da obra. O documento norteia as definições técnicas e a melhor forma de realizar os serviços de dragagem.

A expectativa é que até novembro a empresa responsável seja contratada e dê início às análises. Para dar celeridade a obra, a Seinfra já abriu um processo de solicitação de licença ambiental, no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Após sua finalização, o projeto executivo feito através de um convênio com a Secretaria de Turismo (Setur), será enviado ao Inema e dependerá das licenças necessárias para que o serviço seja executado.

A partir das intervenções, o canal vai passar a ter profundidade média de 10 metros. Isso significa que as embarcações vão poder realizar a travessia sem interrupção. Atualmente, os usuários dependem das condições da maré para navegar entre o terminal da capital baiana e Mar Grande.

“Para melhorar a mobilidade dos passageiros que utilizam o transporte hidroviário entre Salvador e Itaparica, o Estado tem investido nas reformas dos terminais e dos atracadouros baianos. Além disso, como parte do incentivo a educação, concedemos meia passagem estudantil para as cidades de Itaparica e Vera Cruz, tanto nas lanchinhas como no ferry, o que beneficia os moradores dos dois municípios”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Investimentos

 Nos últimos três anos, o Governo investiu no terminal de Mar Grande aproximadamente R$ 1,1 milhão de reais. Entre as intervenções, foram realizados o alargamento e recuperação estrutural da ponte, além de serviços no terminal de passageiros, como a impermeabilização da laje. Entre as responsabilidades da Seinfra, a secretaria tem o papel de promover, executar e supervisionar a elaboração de programas e projetos estaduais de transportes. O órgão realiza a implantação e manutenção de infraestrutura hidroviária na Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas