Estrada Boiadeira: Governo garante novo edital para dia 15.

Cruzeiro do Oeste/Assessoria
cidades@ilustrado.com.br

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, garantiu ao prefeito Zeca Dirceu, de Cruzeiro do Oeste, durante audiência nesta terça-feira (22), novas e importantes decisões quanto à continuidade das obras da Estrada Boiadeira (BR 487). Segundo o ministro, o Governo publicará até o dia 15 de outubro próximo, um novo edital para a licitação do trecho entre Cruzeiro do Oeste e Icaraima (Porto Camargo).Quanto aos trechos de Tuneiras do Oeste a Nova Brasília (sentido Campo Mourão), e Tuneiras do Oeste a Cruzeiro do Oeste, Nascimento garantiu definitivamente o cancelamento dos contratos anteriores, objetos de questionamentos por parte do Tribunal de Contas da União, e finalmente a abertura de novos processos licitatórios no prazo de sessenta dias. Com a decisão, o ministro assegura que as obras serão retomadas e será possível a conclusão.
“Os recursos estão garantidos no Orçamento Geral da União e assegurados pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) como a mais importante obra do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Paraná”, afirmou Nascimento lembrando a importância da Boiadeira não apenas para o Estado, mas para o desenvolvimento de uma importante região do País.

De acordo com o prefeito Zeca Dirceu, que estava acompanhado do prefeito de Campo Mourão Nelson Turek, presidente da Associação dos Municípios daquela região, e do deputado estadual Jonas Guimarães, “a Boiadeira é uma obra difícil e apesar de muitas pessoas acharem impossível, nós acreditamos. Estamos desde 2005 nesta luta e nossa obrigação e continuar insistindo, reivindicando e colaborando para que ela se torne realidade”, destacou Zeca. O prefeito esteve também no DNIT com o diretor de infraestrutura, Ideraldo Karan.

A BR-487 liga Dourados (MS) a Ipiranga na região Central do Paraná, numa extensão total de 595 quilômetros. No Paraná a rodovia tem 470 quilômetros, entre Porto Camargo e Ipiranga. O trecho mais importante fica entre Porto Camargo (divisa com o MS) e Campo Mourão, onde há grande tráfego entre os dois Estados. Os prefeitos Zeca Dirceu e Nelson Turek já foram a Brasília incontáveis vezes em defesa de recursos da Boiadeira e sua conclusão, junto aos Ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Roussef (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transporte).

São mais de R$ 300 milhões garantidos para a obra que terá pista simples, mas com faixa do domínio de 70 metros, dos quais 25 metros para o lado direito e 45 metros para o lado esquerdo, já prevendo uma futura duplicação. Ainda estão incluídos no projeto quatro viadutos que darão acesso a Alto Paraíso, Ivaté, Maria Helena e Cruzeiro do Oeste, além de quatro rotatórias, para acesso a Porto Camargo, Xambrê, Santa Eliza e Três Placas. O projeto prevê também a construção de duas pontes, uma sobre o Ribeirão Piava, com 75 metros e outra sobre o Rio Corimbatá, com 120 metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas