Estado licita estudo para criação da Paraná Norte

Consultoria vai elaborar uma estratégia de esenvolvimento para 15 cidades das regiões de Maringá, Londrina e Apucarana

O governador Beto Richa autorizou ontem a abertura de licitação para contratação de uma consultoria que fará o projeto técnico do Plano Metrópole Paraná Norte. O objetivo é elaborar uma estratégia de desenvolvimento integrado para os 15 municípios que constituem o núcleo central das regiões metropolitanas de Londrina, Maringá e Apucarana. As 15 cidades têm cerca de 2 milhões de habitantes e R$ 35 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB).

A consultoria será contratada através de licitação pública com recursos de um financiamento contratado junto ao Banco Mundial. O projeto foi concebido pela Secretaria do Planejamento e já recebeu sinal verde do Banco Mundial. A ideia é dar uma direção ao desenvolvimento das cidades, com ações articuladas de caráter econômico, social, urbano, ambiental e de infraestrutura. Com isso, será possível alavancar o crescimento socioeconômico da região de forma integrada e homogênea para os próximos 30 anos.
Além da região norte, explicou Richa, o governo também contratará uma consultoria para elaborar um projeto de desenvolvimento para os sete municípios litorâneos do Paraná. O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, explicou que o prazo para que o projeto fique pronto é de 12 meses a partir do resultado da licitação. “Vamos olhar as vocações de cada cidade para traçar diretrizes e ações estratégicas para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Potencial
Ele disse que o Plano da Metrópole Paraná Norte tem o propósito de potencializar de maneira planejada a pujança já comprovada do importante eixo formado por Londrina, Maringá e Apucarana. “É preciso pensar a região de forma integrada. Esse plano servirá para orientar as ações dos municípios para crescimento ordenado de toda região”, disse ele. “É preciso substituir a improvisação e as ações locais isoladas pelo planejamento”, afirmou.
O secretário citou a implantação do Trem Pé Vermelho, ferrovia de passageiros que ligará as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá, como exemplo de ações que podem contribuir para o desenvolvimento envolvendo transporte e logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas