Estado lança editais para licitação de 10 obras da Copa em Cuiabá e VG

Eder Moraes

Eder MoraesDa Redação
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo publica no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20.12), dois avisos de Pregão Presencial relativos a obras de segurança e infra-estrutura urbana. Ao todo, são dez novas obras que ficarão como legado para a população, além de atender as necessidades da Copa em Mato Grosso.
Os dois editais tem como objeto a contratação de empresa de arquitetura/engenharia para elaboração de Projetos Básicos e Executivos envolvendo a área de segurança e de infra-estrutura urbana.
O setor de Segurança vai ganhar um reforço significativo com a construção e implantação de sete novas estruturas, incluindo o novo Instituto Médico Legal, novo Batalhão da PM em Cuiabá com mais de mil metros quadrados de área, pelotões do Corpo de Bombeiros em Cuiabá e Várzea Grande, e uma base comunitária modelo no bairro Santa Isabel.
A expansão e modernização da estrutura de segurança pública atende à necessidade de preparar o estado para o aumento expressivo da quantidade de turistas, além das oito delegações estrangeiras, chefes de Estado e autoridades.
“Estamos investindo na segurança por ser tratar de um setor prioritário em eventos de grande porte. Temos que estar preparados para garantir a segurança não só da população, mas dos turistas, das seleções e autoridades durante a Copa. Além disso os investimentos em capacitação, treinamento e equipamentos serão mais um legado importante para combater a criminalidade, com benefícios a toda a comunidade durante e depois do Mundial”, disse o secretário da Secopa, Eder Moraes.
Lote I: Edificações do Complexo da Perícia Oficial e Identificação técnica – POLITEC, localizado em Cuiabá/MT, com área a ser construída estimada em 10.115,20 m²; compreendem a área comum/externa (Geral) e os equipamentos específicos: Central de Atendimento, Diretoria de Medicina Legal, Diretoria de Criminalística, Diretoria de Identificação, Centro de Convenções e Guarita.
Lote II: Edificações do Complexo de Segurança do Jardim Cuiabá, localizado em Cuiabá/MT, com área a ser construída estimada em 1.994,20 m²; compreendem a área comum (praça de lazer com quadra poliesportiva descoberta) e os equipamentos específicos: Delegacia de Atendimento e Apoio aos Turistas, Delegacia de Proteção a Marcas e Patentes e 10º Batalhão de Polícia Militar.
Lote III: Edificações dos Pelotões do Corpo de Bombeiros Militar, localizados em Cuiabá e Várzea Grande, com área unitária a ser construída estimada em 472,87 m²; compreendem edificação única que será implantada em 08 áreas distintas nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
Lote IV: Edificação do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Cuiabá/MT, com área a ser construída estimada em 1.019,69 m²; compreenderá uma edificação única que será implantada e localizada no Bairro Parque Cuiabá.
Lote V: Edificação do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Cuiabá/MT, com área a ser construída estimada em 3.082,00 m²; compreende edificação única que será reformada e ampliada, no bairro Verdão.
Lote VI: Edificação do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar localizado em Várzea Grande/MT, com área a ser construída estimada em 1.223,60 m²; compreendem edificação de única que será implantada e localizada no Bairro Água Limpa.
LOTE VII: Edificação da Base Comunitária do Santa Izabel em Cuiabá/MT, com área a ser construída estimada em 405,57 m².
A elaboração dos projetos e a conseqüente execução dessas obras são decorrentes da definição e demandas dos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança do Estado de Mato Grosso (Politec, Corpo de Bombeiros Militar, Comando Geral da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil).
Adequações viárias
O Diário Oficial do Estado traz também o edital de elaboração dos projetos de três novos lotes de obras para adequação no sistema viário da Capital. A primeira adequação compreenderá a implantação do prolongamento da Avenida Hélio Ponce de Arruda, na região do Centro Político e Administrativo. A segunda será a implantação e recuperação do prolongamento da Avenida André Maggi (Avenida B), e a terceira será realizada no bairro Goiabeiras: a duplicação e recuperação da rua Ten. Alcides Duarte de Souza.
O secretário da Secopa, Eder Moraes, destacou a abertura das licitações para elaboração de projetos e a importância da realização das obras. “São adequações importantes para melhoria no tráfego de veículos em duas importantes regiões da cidade, uma no bairro Goiabeiras que será uma alternativa de locomoção para a Arena Pantanal e outra no acesso ao futuro COT (Centro Oficial de Treinamento) do CPA”.
Os projetos para as intervenções na mobilidade urbana visam adequar o trânsito da capital e acelerar as programas que prevêem a realização de inúmeras obras de infraestrutura viária nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, tendo em vista a Matriz de Responsabilidade firmada entre os governos federal e estadual e a Fifa.
LOTE 1 – Implantação do prolongamento da av. Dr. Hélio Ponce de Arruda interligando desde as proximidades do INPE até o entroncamento com a Rodovia MT 020 (Rodovia Emanuel Pinheiro), com a extensão aproximada de 1.750 m;
LOTE 2 – Duplicação, implantação e recuperação do prolongamento da Av. B desde as proximidades do Fórum Cível até as proximidades da sede da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado, com extensão aproximada de 1.700 m e recuperação da rua Alenquer, entre a av. André Maggi (Av. B) e a av. Rubens de Mendonça (av. do CPA) com extensão aproximada de 318,00 m;
LOTE 3 – Duplicação e Recuperação da rua Ten. Alcides Duarte de Souza entre a av. José Monteiro de Figueiredo e a rua Gen. Ramiro Noronha com extensão aproximada de 640,00 m.
O Projeto Básico deverá ser entregue com os relatórios contendo todos os estudos e projetos que respaldem as soluções aprovadas, com as informações, desenhos, gráficos e anexos necessários à sua análise, assim como especificações, quadros demonstrativos e de quantidades e orçamento.
Deverão ser apresentadas as metodologias adotadas, os serviços e os resultados obtidos, em estrita consonância com o Termo de Referência, complementados pelas Instruções de Serviços do DNIT, constantes das Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos.
Os certames acontecem nos dias 05 e 06/01/2012 às 9 horas, no auditório da Secopa. Mais informações na Coordenadoria de Aquisições e Contratos da Secopa, na avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés) 510, ou pelos fones 3315-2056 e 3315-2057 ou pelo email aquisicoes@secopa.mt.gov.br

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas