Estado instalará bloqueio de celular.

As unidades penais do Ceará deverão receber Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) para qualificar os presos

O Governo do Estado lançou edital de licitação para aquisição de melhorias no Sistema Penal Cearense. A principal delas é a aquisição, instalação, teste e assistência técnica de até 12 sistemas de bloqueio de comunicação para serviços móveis para atender as Unidades Prisionais.

O objetivo é impedir a prática de crimes como seqüestros virtuais e golpes – e até mesmo o controle de quadrilhas – por quem está preso, através de telefones celulares. O sistema deverá ser implantado, inicialmente, nas principais unidades prisionais do Estado.

Em evento realizado ontem pela manhã no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), o secretário de Justiça e Cidadania, Marcos Cals, preferiu não falar ainda sobre o assunto, mas adiantou outras melhorias que vêm sendo realizadas no Sistema Penitenciário do Ceará. Entre elas, a construção de uma nova Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) no Município de Itaitinga. “No próximo ano iniciaremos as obras”, afirmou.

Cals falou também sobre a implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos nas principais unidades prisionais do Estado. “Os presos poderão aprender à distância, contarão com esse apoio tecnológico para aprenderem um ofício. Terão, inclusive, laboratórios”.

O evento no IPF marcou a comemoração ao Dia do Presidiário. Sob aplausos e muitas risadas, as 321 presidiárias puderam assistir a um show do humorista Hiran Delmar e de sete colegas que competiram em um concurso de piadas. As vencedoras levaram aparelhos de DVD e um ventilador. “Quero fazer carreira nisso!”, disse a vencedora do concurso, Heloísa, interpretando a personagem ´Miss Catiroba´.

Para Maria Lucenir Sobreira, 28, presa há quatro anos pela prática de furto, o evento foi também uma oportunidade para “ensaiar” o seu retorno à sociedade. “Ficamos muito felizes quando podemos estar juntas e em paz com outras pessoas”.

NATHÁLIA LOBO
REPÓRTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas