Estado expande Vila Dignidade para mais três cidades

Itapeva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto terão residencial projetado para idosos de baixa renda

O Governo de São vai expandir o Programa Vila Dignidade também para os municípios de Itapeva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O governador José Serra e o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, assinaram nesta sexta-feira, 5, contratos para a construção de condomínios que oferecem moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda. A cerimônia aconteceu durante visita ao primeiro Vila Dignidade entregue no Estado, no município de Avaré.

Durante a inauguração, o governador José Serra afirmou que o projeto Vila Dignidade é destinado “para pessoas idosas que não têm família próxima e não têm condições de se manter. Então recebem vitaliciamente uma casa. As pessoas recebem moradia e, ao mesmo tempo, convivência e companhia”, afirmou. “São Paulo tem 10,3% da sua população com mais de 60 anos, o que significa mais de quatro milhões de pessoas. Infelizmente muitas delas sem famílias, sem rendimento e que teriam que acabar indo para um asilo. Isso nós estamos evitando também”, completou.

Os residenciais do Programa Vila Dignidade são projetados segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. “Nós já temos 22 municípios em estágios diferentes embarcados no programa e este programa no futuro vai ser generalizado por São Paulo inteiro”, disse o governador.

Os futuros condomínios do programa em Itapeva e Ribeirão Preto terão 18 casas cada um. O primeiro será construído na Rua Itatiba, no bairro Taquari. O segundo, em Ribeirão Preto, ocupará uma área nobre no bairro Jardim Botânico. Em São José do Rio Preto, o residencial do Vila Dignidade terá 14 casas e será construído na altura do nº 3.400 da Rodovia Délcio Custódio da Silva. Em todos os empreendimentos o prazo para conclusão das obras é de 12 meses.

As casas do Programa Vila Dignidade têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar, e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Recursos de acessibilidade também foram incluídos nos projetos das áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. Os conjuntos têm projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam, ainda, com academia ao ar livre e salão para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos.

Os beneficiados são indicados pelos conselhos municipais de idosos. Para participar é preciso ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município.

Além das moradias, os idosos terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer, numa ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com as prefeituras paulistas.

Já está em licitação a construção de condomínios do programa em Caraguatatuba, Itapetininga, Ituverava, Limeira e Presidente Prudente. Está programada ainda a implantação do Vila Dignidade em Araraquara, Bauru, Cotia, Cubatão, Jaú, Jundiaí, Marília, Mogi Mirim, Santos, São José dos Campos e Tupã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas