Estado deve licitar obras de balizamento do aeroporto de Tangará neste mês de novembro

Da Redação

O projeto de balizamento noturno do aeroporto de Tangará da Serra, município a 239 quilômetros de Cuiabá, está em fase de licitação na Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e estima-se que a licitação da obra seja realizada neste mês de novembro. O Governo do Estado já assegurou os recursos para o balizamento que deverá ser executado num prazo de 40 dias após a ordem de serviço que será dada com a conclusão do certame. Com o balizamento noturno ficará garantido o voo de aeronaves, em condições visuais, 24 horas por dia, o que já atende, principalmente, a demanda do agronegócio e das UTIs aéreas.

A previsão do início das obras coincidirá com o período chuvoso do Estado de Mato Grosso, mas, segundo o engenheiro de infraestrutura portuária da Gerência Aeroviária e Hidroviária da Setpu, José Carlos Silva, a chuva não será impedimento para a execução da obra. O Governo ainda busca recursos para a construção da estação de passageiros, mas o projeto já está em processo de licitação na Setpu.

Tangará da Serra anseia que o aeroporto do município tenha estrutura para receber uma linha aérea regular. Inclusive é sabida a existência de companhia aérea interessada. No mês de julho o secretário de Turismo, Geraldo Guimarães, e empresários de Tangará da Serra estiveram na Setpu com o intuito de atender as exigências de infraestrutura necessárias para se receber uma linha aérea regular, que, a princípio, faria a rota Cuiabá/Tangará da Serra/Lucas do Rio Verde/Juara/Juína e vice-versa.

Os estudos realizados pela Setpu apontam a necessidade de balizamento norturno, construção de estação de passageiros, substituição da cerca atual por outra em conformidade com os padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e recapeamento da pista de pouso e decolagem para que o pedido do Executivo de Tangará da Serra possa ser atendido. O Governo do Estado continua pleiteando os recursos junto a União para que o aeroporto de Tangará da Serra obtenha toda a infraestrutura.

Ainda cabe a ressalva de que a partir do ano que vem as exigências para a manutenção de uma linha regular aumentam. “Será preciso ter caminhão de bombeiro, um setor contra incêndio mais a estrutura administrativa desse destacamento no aeroporto”, informou Silva.

Balizamento Noturno – O Governo do Estado também obteve recursos para o balizamento noturno dos aeroportos de Juína, São Félix do Araguaia, Pontes e Lacerda e Nova Mutum. As licitações do balizamento nestes aeroportos também ocorrerão a partir deste mês de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas