Estado destinará R$ 10 mi para coleta de lixo no litoral

O Instituto das Águas publicou nesta segunda-feira (17) o edital de licitação para contratação de empresas para os serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares; coleta de recicláveis; roçada, limpeza e varrição de praias e vias públicas durante a Operação Verão no Litoral do Paraná.

O serviço foi dividido em três lotes, que somam R$ 10 milhões para o período de 88 dias. O pregão presencial está marcado para o dia 28 de outubro, às 9 horas, na sede do Águas Paraná (Rua Santo Antônio, nº 239 – Curitiba) e o edital pode ser obtido nesse mesmo endereço ou pela internet, por meio do site Compras Paraná (www.comprasparana.pr.gov.br).

Questões como a coleta de lixo, serviços de saúde, segurança e outros preparativos para atendimento aos veranistas foram objeto de mais uma reunião nesta segunda-feira (17) entre dirigentes dos organismos estaduais de cada área e os prefeitos da região litorânea. A reunião aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

“Estamos tendo vários encontros, apresentando e discutindo projetos, para antecipar e evitar todas as possíveis situações que podem vir a causar problemas durante a temporada, como o lixo, a drenagem de rios e canais, as questões de saúde e segurança”, disse o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk, que é um dos coordenadores da Operação Verão.

“Ficamos contentes em ver que o governo trabalhou rápido e em poucos dias encaminhou uma série de soluções para questões que preocupavam os prefeitos em relação ao verão, o que nos dá uma perspectiva de uma ótima temporada”, afirmou a prefeita de Guaratuba, Evani Justus.

Novo Samu

Durante o encontro os prefeitos foram informados de que até dezembro deve estar instalada uma unidade regional do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com central de regulação médica e uma frota de ambulâncias para atender o Litoral. Também serão reforçadas durante a temporada as equipes médicas e a frota de ambulâncias em todos os municípios. Ao todo, serão contratadas aproximadamente 44 mil horas de plantão extras, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Entre as novidades para a temporada, está prevista a instalação de mais de 1.500 lixeiras nas praias. O governo também está articula uma parceria entre o Provopar Estadual e os municípios para ações de educação ambiental destinadas a aumentar a separação de materiais recicláveis, por meio do fortalecimento do trabalho das associação de catadores da região.

Também será reforçado o trabalho na área de segurança, com policiais civis e militares. Está previsto o apoio, principalmente nos fins de semana, de forças especiais das duas corporações para ações especiais, incluindo combate ao tráfico de drogas e prevenção contra o desaparecimento de crianças (Sicride).

A Polícia Militar vai mobilizar 2 mil homens para a Operação Verão no Litoral e na Costa Oeste, bem como para o atendimento de todos os municípios no período do verão. O efetivo do Corpo de Bombeiros terá 683 homens. Serão instalados 105 postos de atendimento com duplas de salva vidas apoiados por embarcações como barcos, jet-skis e também por um helicóptero, para resgate e transporte.

Na Polícia Civil, o reforço contará com 132 policiais diretamente envolvidos com a Operação Verão.

A Copel e a Sanepar também preparam ações específicas. A primeira vai inaugurar uma nova subestação de energia e a segunda está desenvolvendo um projeto inovador para limpeza da areia das praias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas