Estado agenda licitação das obras do Prodetur na Ilha Grande

Estado agenda licitação das obras do Prodetur na Ilha Grande

As obras de saneamento, drenagem e urbanização na Vila do Abraão, na Ilha Grande, que serão financiadas pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), finalmente serão licitadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, após mais de seis anos de espera. A Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Municipal de Turismo de Angra (TurisAngra), vinha acompanhando de perto o desenrolar dos trâmites administrativos e cobrando celeridade junto à Secretaria de Estado de Governo do Rio.

O aviso da licitação das obras foi publicado nesta quarta-feira, dia 4, na edição 201 do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A escolha da empreiteira que fará o projeto executivo e possivelmente executará as obras será na forma de uma Licitação Pública Internacional (LPI), por ser um investimento financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A abertura das propostas será feita no dia 9 de dezembro, às 15h.

As obras previstas são um novo sistema de abastecimento de água e de saneamento e a urbanização da Vila, que inclui pavimentação, drenagem, recuperação estrutural, construção de pontes, paisagismo e iluminação pública. As obras do Prodetur na Ilha Grande estão orçadas em R$ 27,5 milhões e tem prazo de execução de 480 dias corridos.

O presidente da TurisAngra, Klauber Valente, que foi ao Rio de Janeiro por diversas vezes cobrar a execução das obras, comemorou que finalmente os investimentos na Vila do Abraão se tornarão realidade, mudando não apenas o aspecto físico do local, mas permitindo o reordenamento de uma série de atividades de turismo na localidade.

— A equipe da TurisAngra trabalhou muito nesses seis meses em que estou à frente da fundação para conseguirmos a liberação dessa obra. O município espera por esse investimento desde 2009 e, graças ao esforço coletivo e à pressão política feita pela prefeita Conceição Rabha, enfim o governo do estado acelerou a liberação do investimento, mesmo em um período de crise financeira. Estas obras do Prodetur vão melhorar a vida dos moradores da Vila do Abraão e qualificar ainda mais o local como um destino turístico estruturado. Não posso deixar de lembrar do Valdir Siqueira, que faleceu em setembro. Ele era secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande [Consig] e contribuiu muito para que chegássemos a esse momento — lembrou Klauber Valente.

Para a prefeita Conceição Rabha, o Prodetur da Vila do Abraão é uma conquista dos moradores e um presente para a atividade turística do local. Ela acredita que o investimento será o primeiro passo para assegurar um novo patamar para o turismo na ilha e, mais do que isso, o início de uma exploração controlada da Ilha Grande.

— Estamos felizes com esse anúncio. Há anos essa era nossa prioridade em relação à Vila do Abraão. Nossa cobrança deu certo e torço para que a licitação aconteça sem problemas e que possamos assinar esta ordem de serviço logo após o verão — acredita a prefeita Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas