Esgoto a céu aberto gera notificação em Colombo.

Um grupo de moradores do Jardim das Flores, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi notificado ontem pela prefeitura de Colombo por causa de um problema envolvendo sistema de esgoto do grupo. Há quase um mês, um caminhão arrebentou o sistema e causou vazamento na região.

Preocupados, os moradores acionaram a prefeitura e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os dois órgãos, porém, afirmaram não existir rede de esgoto no local, restando assim aos moradores a responsabilidade do sistema.

A prefeitura de Colombo explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que quando a residência não está ligada a uma rede de esgoto é necessário a utilização de uma fossa séptica ou um fosso morto, o que não existia.

Sem saber dessa ligação clandestina, moradores mostravam-se preocupados com os riscos que o esgoto traz à comunidade. “Estamos todos com medo. Tenho criança pequena com suspeita de diarréia e outro vizinho cujo filho teve hepatite. O esgoto a céu aberto traz inúmeros riscos, não podemos conviver com essa situação”, ressalta a moradora Cássia Aparecida Agottani.

Os próprios moradores sinalizaram o local para que os pedestres não pisassem no esgoto. Além do risco à saúde, José Alves de Oliveira, também morador da região, afirma que o esgoto traz risco aos pedestres que circulam pela rodovia.

“É preciso invadir a estrada para não pisar no esgoto. Os carros e caminhões passam por aqui em alta velocidade. O pedestre se arrisca na beira da rua ou escorrega no asfalto molhado pelo esgoto”, diz.

A Sanepar informou que uma equipe esteve no local e constatou a existência de uma rede clandestina. O órgão disse também que está com projetos de implantação da rede, porém sem data de início de execução da obra. O próximo passo é a alocação de recursos, a licitação e, posteriormente, a execução da rede de esgoto no local.

Leonardo Coleto
Ciciro Back

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas