EPE diz que irá licitar mais 13 usinas em 2010.

De acordo com relação obtida pela Exame.com, empreendimentos aguardam liberação ambiental para integrarem cronograma de leilões da ANEEL. Potencial gerador dos projetos será de 4.640MW o que corresponde a uma Belo Monte

Gabriela Ruic, de EXAME.com

São Paulo – Até o fim do ano, 13 novas hidrelétricas devem ser licitadas pela Agência Nacional de Energia Eletrica (Aneel), segundo informações da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE). Juntos, os empreendimentos gerarão energia equivalente ao potencial energético da usina de Belo Monte, cujo leilão aconteceu na terça-feira (20) da semana passada.

Destas, nove serão submetidas a processo de licitação ainda este semestre. As outras quatro devem ir para leilão até dezembro. Estima-se que o total de megawatts-hora (MW/h) de todos os empreendimentos será de 4.640. A usina de Belo Monte, que será construída no Pará, gerará cerca de 4.571MW/h.

As empresas CHESF (Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco) e Queiroz Galvão, líderes do consórcio vencedor do leilão de Belo Monte, foram responsáveis pelo estudo de inventário e projetos de 5, dos 13 empreendimentos listados pelo EPE. O Rio Parnaíba, que banha os estados do Paiuí e Maranhão, irá receber 5 usinas, que juntas irão gerar um total de 393MW.

Os projetos ainda aguardam a liberação das licenças ambientais. No caso de rios cujos trechos percorrem mais de um estado, a autorização será expedida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Já em rios que banham apenas um estado, o responsável pela liberação do projeto é a secretaria de estado de meio ambiente ou correspondente. Uma vez com a autorização ambiental em mãos, o projeto passa a fazer parte do cronograma de leilão energético, realizado e coordenado pela ANEEL.

Confira a relação dos novos empreendimentos nas próximas páginas. Leia mais sobre Belo Monte, Energia e Hidrelétricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas